quarta-feira, 23 de setembro de 2015

Inovador e sustentável: Conheça o Steel Frame

Na área da construção civil, a sustentabilidade e a inovação nos tipos de materiais estão sendo cada vez mais abordados. A chegada do Steel Frame, um tipo de sistema construtivo sustentável, trouxe mais uma opção para o mercado brasileiro de construção.
As construções em Steel Frame são altamente versáteis, permitindo execução dos mais variados modelos arquitetônico e fabricação da estrutura em paralelo com a execução das fundações.


O Light Steel Framing, é um sistema de construção constituído por uma estrutura leve de perfis de aço galvanizado, composto de painéis, vigas, e outros elementos, projetados para suportar as cargas da edificação. São fixadas sobre este esqueleto estrutural placas de fechamento internas e externas, isolamentos termo acústicos, gerando uma construção com aparência final semelhante ao da construção convencional porém com qualidade superior.

Vantagens:

• Baixa utilização de água, economia de energia, utilização material reciclável;

• Menor tempo de construção;

• Versatilidade: permite executar variados partidos arquitetônicos;

• Leveza estrutural: menor peso da construção permite economia de até 75% no custo da fundação comparado com alvenaria, principalmente em terrenos com grande declividade;

• Baixíssimo desperdício de material;

• Previsibilidade de custos;

• Precisão construtiva;

• Desempenho acústico e térmico superior;

• Facilidade de execução e manutenção das instalações;



O Sistema Steel Frame


- Fundação 
O Steel frame pode ser feito com qualquer tipo de fundação devido a sua estrutura leve e distribuição uniforme de cargas.

- Estrutura
Com o esqueleto estrutural montado é aplicado o LP OSB Home, placa estrutural que contraventa e veda a estrutura de paredes entrepisos e telhados. 


- Paredes
Revestimento externo
O revestimento externo da estrutura em Steel Framing pode ser feito com placas cimentícias parafusadas diretamente nos perfis da estrutura, com tratamento das juntas com massa elastomérica e tela. As placas são instaladas sobre uma barreira de vapor que impede a entrada de água, mas deixa a parede respirar, evitando condensação de água em seu interior.
Outro sistema de revestimento externo para o light steel framing é o sistema EIFS (Exterior Insulation and Finish System), que é um agregado de elementos (OSB, barreira de vapor, EPS, tela em fibra de vidro e argamassa elastomérica), que possui alto desempenho térmico e acústico e acabamento final monolítico, liso e sem trincas.

Revestimento interno
O revestimento interno das construções com Steel Framing é feito com placas de gesso acartonado parafusado sobre os perfis das paredes ou em forros estruturados e recebem tratamento nas juntas, gerando aspecto final liso e sem emendas. As placas de gesso acartonado possuem composição adequada para cada aplicação da residência: Standard (ST) para áreas secas e Resistente à Umidade (RU) para áreas úmidas, como banheiros e cozinhas.



- Laje
Para o sistema, existem dois tipos distintos de laje, denominados de laje “seca” ou “úmidas”. As lajes “secas” podem ser compostas por painéis de madeira (OSB ou outros) ou placas cimentícias, apoiadas sobre perfis metálicos estruturais (vigas de entrepiso). Já as “úmidas”, são compostas por formas de aço (telhas galvanizadas) preenchidas com concreto e tela eletrossoldada.  

.  

- Isolamentos
Uma das várias vantagens propiciadas pela construção em Light Steel Framing é o seu desempenho térmico e acústico, que propicia conforto e qualidade no ambiente. Um dos fatores responsáveis por este desempenho superior são as mantas de lã de vidro ou de poliéster instaladas no interior das paredes e no forro de toda a edificação.

- Esquadrias
As instalações de portas e janelas no Steel Frame podem ser executadas de maneira semelhante ao convencional, com espuma de poliuretano ou com parafusos.

quarta-feira, 9 de setembro de 2015

Aplicações do Gesso na Construção Civil

Na construção civil o gesso pode ser utilizado como forma de dry wall, em placas, sancas ou liso em parede.

No nosso blog você pode encontrar as matérias sobe dry wall. Clique aqui e confira!

Uma das suas principais características é o excelente acabamento, alem disso tem sua secagem mais rápida, melhor acústica entre outras vantagens.

Gesso Liso

Para se obter um grande resultado final é necessário que antes de tudo faça um bom tratamento das juntas. Utilizando:

●●Massa pronta, evitar uso de gesso comum, pois o mesmo é pouco flexível.

●●Fita de papel micro perfurado, com função estrutural na junta.

●●Cantoneira Metálica, deixando alinhado e resistente a impactos as quinas.

Normalmente gesso é empregado para decorar salas, quartos, cozinhas, rebaixar o teto.

Gesso x Acabamento convencional:

Se tratando de acabamento, o gesso se sobressai em relação ao convencional. Primeiro em ralação ao tempo de secagem, o gesso em apenas 7 dias está preparado parar receber a tinta, enquanto o convencional chega até 40 dias, o gesso chega custar em media 1/3  do valor do outro acabamento, e por fim seu resultado final é um  visivelmente mais bonito.

Forro de Gesso x Sancas

O forro de gesso fica a alguns centímetros da lage substituindo o teto, já a sanca deixa o teto a vista utilizando-o como refletor.

Para o uso de forro de gesso a altura mínima do pé-direito deve ser de 2,50 m, com exceção do banheiro que poderá ter 2,30 m.

Forro de Gesso

A sanca é uma moldura de gesso instalada no ponto onde a parede e o forro se encontram. Ela pode ser aberta, fechada ou invertida. 

●●Aberta: abertura da moldura é voltada para o centro do espaço. Permite que a luz seja 
embutida e  que ela reflita no forro e ilumine o cômodo, fazendo uma iluminação indireta.

Sanca aberta

●Invertidatambém é aberta, mas o vão fica nas laterais voltado para a parede. A iluminação não reflete no teto.

Sanca Invertida

●Fechada: não apresenta nenhuma abertura. A iluminação que pode ser utilizada nela é a iluminação direta com spots.

Sanca Fechada