quarta-feira, 29 de outubro de 2014

O Que é Drywall?

O drywall é utilizado na construção de paredes internas, para diminuição do uso de alvenaria. Ao invés do uso de tijolos e massa de cimento, o drywall é instalado com uma armação de aço galvanizado e chapas de gesso acartonado, sendo parafusado dos dois lados da chapa.



Vantagens:
O drywall deixa a sala mais ampla e agradável, já que garante um conforto térmico e acústico. Também facilita muito nas instalações de elétrica e hidráulica. Caso haja a necessidade de um reparo, a superfície rasgada pode ser reconstruída com remendos. O sistema permite a construção de paredes mais leves, e dependendo do produto, fornece resistência ao fogo e umidade. O drywall permite o uso de qualquer tipo de acabamento (azulejo,papel de parede, etc) Devemos ressaltar que a instalação não causa desperdício de materiais e também proporciona economia ao custo da obra.



Desvantagens:
A instalação do drywall exige acessórios e peças específicas para a instalação de armários e prateleiras, caso contrário, podem haver danos à estrutura. A resistência do dwywall deve ser avaliada. Para suportar cargas altas, é necessário o uso de reforço com chapas de aço. 


Instalação do drywall:
As placas de drywall podem ser colocadas de duas maneiras distintas, diretamente sobre a parede de alvenaria ou sobre estrutura de aço galvanizado. 
Para parafusar placas de drywall deve-se ter 250mm de distância entre os parafusos e se houver necessidade de mais de uma placa ser instalada, elas devem ficar intercaladas. Após as placas serem parafusadas, a massa deve ser aplicada com uma espátula, e esperar secar totalmente, para evitar a formação de bolhas de ar.



terça-feira, 7 de outubro de 2014

Acabamento em paredes

           


           Conforme apresentado semana passada, temos diversos problemas na construção civil e um deles é o acabamento em paredes.
Os problemas mais comuns com o acabamento de paredes são relacionados à umidade e à ação do tempo, veja alguns casos:

Saponificação: É o nome pelo qual que se trata um processo que pode ser sofrido por uma parede acabada com tinta ou outra cobertura fina. Retrata-se iniciado por uma mancha que depois de um tempo se transforma na total destruição da pintura. Acontece devido às intempéries em acabamentos antigos, ou devido à alcalinidade natural da cal ou do cimento, tais elementos quando em ambientes úmidos tendem a reagir com a acidez de alguns materiais.
            Pode ser solucionado eliminando a umidade do ambiente e raspando parte da cobertura para refazer.

Calcinação: É o processo de, também, manchas que surgem na superfície do acabamento e resultam, com o tempo na destruição e ruína da pintura. Também ocorre pelos mesmos motivos e pode ser combatido das mesmas maneiras.

Eflorescência: Ocorre quando a tinta é aplicada em superfícies úmidas, que estejam com infiltrações, molhadas, ou superfície em que não se obedeceu o tempo de cura do reboco. É caracterizada por manchas brancas e verdes na tinta que são resultado da movimentação de sais do reboco para a superfície da tinta. Pode-se solucionar a eflorescência numa parede apenas eliminando as infiltrações ou outras causas da umidade local e refazendo a parte da pintura afetada.

Desagregamento: Quando uma camada de tinta desplaca da superfície em que foi aplicada e cai trazendo junto parte do reboco (normalmente esfarelado). Também é um problema causado pela umidade, pela aplicação do material em cima do reboco ainda em período de cura, ou então da má aplicação. Pode-se resolver o problema eliminando as partes soltas ou a se soltar da parede fazendo o uso de uma escova ou espátula,  assim refazendo a parte necessária de revestimento e pintura.

Descascamento: Uma parede que sofre de descascamento apresenta partes da pintura saindo e caindo revelando o fundo, normalmente rebocado. Pode ser evitado apenas por esperar a cura total da cal ou cimento do reboco, e aplicando a tinta conforme as instruções de cada embalagem. Pode ser resolvido apenas removendo as partes a descascar e pintando novamente.

Fungos: A manifestação de fungos na parede ocorre quando a parede está em contato muito direto com a água, ou apresentando infiltrações severas, ou em locais muito mal iluminados e ventilados. A proliferação de tais fungos casualmente acaba por deteriorar o acabamento fazendo-se necessário novo processo de revestimento, aplicação de selador e pintura. Mas é necessário resolver os fatores que causam a manifestação de fungos ou essa pode se repetir.



            Em geral: Vários tipos de problemas no acabamento pronto podem ocorrer por diversos motivos e fatores dos mais diversos que devem ser estudados como um sinal de patologia na obra a fim de que sejam resolvidos.