As áreas de lazer estão cada vez mais presentes em casas e empresas. Estas,estimulam os momentos de convivência e confraternização entre as pessoas. Antes as pessoas precisavam ir aos clubes para terem contatos com ambientes assim, mas hoje, é muito comum encontrá-los em casas, condomínios e até mesmo em empresas. Essas empresas aderiram a esses ambientes para proporcionar momentos de relacionamento entre seus funcionários.Há uma grande variedade de opções para essas áreas.
Com o uso de churrasqueiras, é possível ter bons momentos de diversão, e uma boa opção para alimentação. Exitem vários modelos e tamanhos, com diferentes modos de funcionamento, o que varia de acordo com o espaço para a instalação que o cliente tem.
Para espaços amplos, o mais comum é o uso de churrasqueiras de alvenaria, que são feitas sob medida. Elas têm ótima resistência ao calor. Podem funcionar com carvão tradicional ou lenha. No acabamento delas, podemos usar diversos tipos de materiais e técnicas, como cerâmica, pedra, azulejos e etc, mas deve-se verificar a absorção de calor do material antes da sua instalar. Há modelos com fornos e fogão à lenha. Existem várias empresas especializadas nesse tipo de churrasqueira.
Churrasqueira de alvenaria com forno e fogão à lenha |
As churrasqueiras pré fabricadas são construídas à base de concreto, com materiais específicos para suportar o calor. Muito boa para ambientes externos, esse modelo de churrasqueira é facilmente montado. Suas peças chegam prontas para a instalação, que é realizada por meio de encaixe.
Modelos de churrasqueira pré moldada, com ou sem revestimento. |
Algo interessantes para essas churrasqueiras é um sistema giratório elétrico para espetos, facilitando o preparo do alimento. Possui uma estrutura em aço inox.
Sistema elétrico giratório para churrasqueira |
Churrasqueira à gás |
Churrasqueira elétrica |
Churrasqueira portátil - carvão |
Na questão do conforto, pode-se colocar em ambientes de lazer, mesas, cadeiras e poltronas. Também é comum encontrarmos sistemas de entretenimento como TVs, rádios, jogos de mesa e etc.
Oferecendo mais diversão ainda, temos as piscinas e quadras esportivas.
Piscinas- A instalação de uma piscina requer alguns cuidados básicos para que não seja necessário lidar com inconvenientes. Veja abaixo:
Escolha da piscina: Durante a escolha da piscina, precisa-se levar em conta o seu tamanho, volume de água, formato, material e as peculiaridades que possuirá (como potencial para conter água aquecida, prainha ou degraus). O ideal é que a piscina contenha um volume de água que esteja de acordo com o solo e seu poder de resistência. É importante levar em conta o material ao decidir qual será o formato e o tamanho, uma piscina de vinil, por exemplo, aceita quase todos os formatos e tamanhos, mas sua vida útil é aproximadamente de 8 a 10 anos - enquanto uma construída de concreto e acabada com azulejos tem uma duração muito maior, aceitando apenas formados mais simples.
Buraco: Após ser adquirido o casco, deve ser cavado o buraco que será incumbido de abrigar a piscina. Deve-se cavar no mínimo 40 centímetros além do limite da borda em cada face e cerca de 5 centímetros além da altura total.
Após a escavação, é necessário executar o apiloamento da área, tanto do fundo quanto lateral prestando bastante atenção ao nível e alinhamento. Depois deve-se realizar a preparação buraco jogando-se a "farofa" (mistura pouco irrigada de areia com cimento) em uma lâmina de aproximadamente 5cm.
Colocação: Após o tratamento do buraco, a piscina já pode ser colocada no local por içamento ou carregamento por pessoal capacitado.
Neste momento já é possível iniciar o serviço das ligações hidráulicas com a casa de máquinas (como a bomba para filtrar água, a iluminação e outros). Nesse momento pode-se começar a encher a piscina para que o peso a faça ocupar o seu espaço real. É necessário então realizar o atijolamento nos locais onde existirem bancos ou degraus, sobre o solo compactado e preparado.
Piscina de fibra |
Peculiaridades: Piscinas em locais com declividade devem possuir maior preparo estrutural no seu abrigo, assim como as piscinas colocadas sobre laje. Os dois casos requerem atenção de um calculista estrutural ou de um responsável da área.
O piso: O piso pode ser assentado ao lado da piscina, prestando-se novamente os devidos cuidados com o casco. O solo deve ser preparado com contrapiso e malha de aço.
A casa de máquinas: A bomba necessita estar no mesmo nível que a piscina (recomenda-se equiparar o topo do motor com o limite da lâmina d'água). A bomba será responsável por aspirar a água "suja" levando-a ao filtro e devolvê-la limpa à piscina. A casa de máquinas pode conter outros equipamentos de acordo com as características da piscina e do ambiente.
É recomendado que a escolha dos materiais, equipamentos e mão-de-obra seja feita com o acompanhamento de um responsável na área.
Quadras Poliesportivas podem ser feitas com diversos tipos de Piso, como tais, quadras de Piso de Concreto, Asfáltico e Saibro.
Quadras de Piso de
Concreto: É necessário que seja uma estrutura construída por placas de
concreto, armadura em telas soldadas, unidas por barras de transferência, por
uma sub-base normalmente de brita tratada com cimento e um solo de apoio, de
forma a possuir bastante resistência e durabilidade.
Apresenta vantagens técnicas e econômicas, entre algumas podemos citar o controle de fissuramento, o reduzido número de juntas, boa planicidade, maior segurança para quem for utilizá-lo, grande durabilidade, pouca manutenção, espessura fina e ótimo custo beneficio.
Apresenta vantagens técnicas e econômicas, entre algumas podemos citar o controle de fissuramento, o reduzido número de juntas, boa planicidade, maior segurança para quem for utilizá-lo, grande durabilidade, pouca manutenção, espessura fina e ótimo custo beneficio.
Quadras de Piso Asfáltico:
Chamado de piso rápido, com
acabamento em resinas acrílicas, é um piso construído com camadas de pó de
pedra compactada, camadas de britas em asfalto e compactadas, é aplicado massa
asfáltica com resinas sintéticas e o acabamento mencionado, em resinas
acrílicas, onde são demarcados as praticas esportivas.
A textura desse piso é adequada para todos os esportes, com excelente pique de bola, antiderrapante e pequena flexibilidade.
A textura desse piso é adequada para todos os esportes, com excelente pique de bola, antiderrapante e pequena flexibilidade.
Quadras
de Piso Saibro: O
piso de saibro é um piso moldado “in loco”, aplicado sobre uma base de pó de pedra
perfeitamente nivelada e compactada. Sobre o piso um revestimento de pó de
telha e demarcada com fita emborrachada. Este é o tipo piso menos utilizado atualmente, pois
requer mais manutenção.
Iluminação oficial: Deve
ser metálica, com lâmpadas de 400w de vapor de mercúrio ou vapor metálica.
Iluminação da Quadra
Alambrados: Telas
revestidas em PVC e galvanizadas. Redes protetoras de nylon para cobertura da quadra.
Nenhum comentário:
Postar um comentário