quarta-feira, 11 de fevereiro de 2015

Segurança: Espaços Confinados


Os espaços confinados são aqueles que possuem aberturas de entrada e saída limitadas, não possuindo ventilação natural, podendo ter pouco ou nenhum oxigênio, produtos tóxicos ou inflamáveis, que não foram feitos para a ocupação contínua por trabalhadores. Podem ser encontrados em serviços da construção civil como em valas, escavações, tubulões; serviços de gás, água e esgoto, eletricidade, telefonia, siderúrgicas e metalúrgicas, manutenção, limpeza, inspeção. Também é comum em operações de salvamento e resgate.



Ambientes com espaço confinado

Em espaços como esses é comum o risco de incêndio ou explosão pela presença de gases inflamáveis. Também há risco pela falta de oxigênio, intoxicações, infecções, soterramentos, afogamentos, choques elétricos, e um dos mais comuns, as quedas, riscos estes que podem causar a morte.

Para evitar acidentes em espaços confinados, é importante que a empresa siga as normas regulamentadoras, NBR 14.787- "Espaços Confinados", a NR 18.20 - "Locais Confinados", e a NR 33.

Antes de entrar em um espaço confinado é necessário verificar o ambiente e os riscos que existem. Testes de ar são importantes para determinar se existe uma atmosfera de risco, como gases inflamáveis e tóxicos, podendo causar explosões ou intoxicações.









É importante isolar o espaço, ventilando ou drenando em caso de espaços submersos, e se houver rede elétrica próxima, o desligamento e travamento elétrico nas caixas de energia para evitar acidentes.
A trava hidráulica evita que o ambiente seja inundado, causando afogamento.

Ao entrar no espaço confinado, deve-se sempre ter um vigia, e que o trabalhador esteja com os exames médicos em dia.


Deve-se lembrar que é necessário a existência de equipamento para salvamento, no caso de ocorrer acidentes, e também equipamento de comunicação entre o trabalhador que está no espaço confinado e o vigia.



Equipamento de Resgate

O uso de EPI's é indispensável. Entre eles estão:


Botas de segurança- proteção para os pés e pernas no caso de acidentes com escoriações, e proteger do contato com agentes contaminantes.


Capacete- proteção contras possíveis quedas de objetos e impactos. Para que o capacete não venha cair, é importante que este tenha uma jugular.


Cinto de Segurança do Tipo Paraquedista- como já descrito em nossa matéria sobre segurança em obras que envolvam altura, em espaços confinados o seu uso é indispensável. O uso de trava-quedas diminui o impacto gerado no caso de uma queda.

Cinto de Segurança - Tipo Paraquedista

Trava-quedas

As luvas, podendo ser de Raspa ou PVC para proteger as mãos dos trabalhadores, e os óculos de segurança são itens indispensáveis.
Luva de Raspa

Luva de PVC

Respiradores- Equipamentos essenciais na execução de trabalhos que envolvam contato com produtos químicos ou demais agentes potencialmente nocivos quando inalados.

Respiradores

Além desses equipamentos, o trabalhador deve ter outros para iluminação da parte interna do espaço, e comunicação com a parte externa. Se houver risco de choques elétricos, o trabalhador deve estar usando roupa protetora específica para esse tipo de trabalho.

É dever da empresa prestadora de serviços, fornecer os equipamentos e treinamento aos funcionários, pois é a vida deles que está em risco.


Nenhum comentário:

Postar um comentário