Na hora de construir, a escolha das esquadrias (portas e janelas) é algo muito importante. Existem diversos modelos no mercado, mas nem todos atendem as necessidades de todas as edificações. É essencial estudar as dimensões necessárias para iluminação e ventilação, conforme explicamos na matéria anterior, e analisar o espaço existente para então escolher qual o modelo que melhor se adequará ao local.
Veja abaixo quais são os principais modelos de portas e janelas:
Porta Simples (giro)
As dobradiças são fixadas na lateral, permitindo que a folha faça uma abertura de 90°. Na hora da instalação pode optar-se pela abertura para dentro ou para fora. Os modelos mais comuns têm 80cm de largura.
Porta Camarão (articulada)
Sua abertura é realizada com as folhas dobrando-se umas sobre as outras, ficando recolhidas na lateral. O trilho para deslize das folhas pode ficar na parte superior ou na parte inferior da porta. Uma desvantagem é que esse modelo de porta deixa um vão entre um ambiente e outro, permitindo a passagem de sons e odores. Os tamanhos padrões variam de 60cm a 92cm, mas podem ser feitas sob medida.
Porta Sanfonada
Também é ideal para economizar espaço. Diferente da porta camarão que contém dobradiças entre as suas folhas, a porta sanfonada desliza em um trilho, dobrando-se em partes menores. Podem ser produzidas em PVC ou em madeira.
Porta Balcão
Portas de duas folhas que são fixadas por dobradiças nas laterais. As folhas podem abrir para dentro ou para fora, proporcionando abertura total do vão, garantindo iluminação e ventilação. Quando estão abertas, ocupam espaço para dentro e/ou para fora do ambiente. São muito usadas em dormitórios e varandas. Existem modelos com 2 folhas com veneziana e 2 folhas com vidro, permitindo a entrada de somente iluminação ou ventilação, ou 100% de ambos.
Porta de Correr
A porta de correr pode possuir uma ou mais folhas que deslizam horizontalmente apoiadas sobre roldanas. Quando estão abertas, as com mais de uma folha permitem liberar de 50% (modelo simples) a 75% (sequenciais) do vão, e não ocupam espaço interno ou externo. Existem vários modelos da porta de correr. As mais comuns são as simples com duas folhas, mas também existem as sequenciais que podem ter 3,4,6 ou 8 folhas. Podem ter venezianas também.
Porta de Abrir e Tombar
Esse modelo abre como as portas simples (quando são de uma folha) ou portas balcão (duas folhas). A grande característica é que ela pode tombar para dentro na sua parte superior, permitindo ventilação. A função da abertura é renovar o ar do ambiente, sem que seja necessário a abertura total da porta.
Porta Pivotante
Os pontos de fixação desse modelo são instalados em cima e embaixo da porta, fazendo com que ela gire em torno de um eixo vertical, não deixando dobradiças expostas. Deve ter no mínimo 80cm de largura, sendo que 10cm serão usados para a rotação do eixo.
*A altura padrão de qualquer porta é 2,10m e a largura varia de acordo com o modelo e as necessidades do local onde será instalada.
De correr
Frequentemente utilizadas são aquelas que deslizam por trilhos, podendo conter duas ou mais folhas. Quando aberta, não ocupa espaço interno nem externo do ambiente, e proporcionam apenas 50% de ventilação. Por ser uma janela de funcionamento muito fácil, é perfeita para uso em cozinhas, sobre a pia ou bancadas. Seu uso em quartos também é bem vindo, por não ocupar espaço no interior. É ideal para obras modernas e contemporâneas.
Batente/De abrir
São as janelas que proporcionam abertura total do vão, ou seja, 100 % de ventilação. Funcionam presas através de dobradiças nas laterais, e podem abrir para dentro ou para fora. Quando abrem para dentro, dificultam a colocação de cortinas, quando para fora,dificultam a colocação de grades.
Sanfonada
Também conhecida como camarão, move-se no sentido horizontal, flexionando suas folhas através de dobradiças. Quando fechada, não permite bom vedamento.
Basculante
Projeta-se para dentro ou para fora, num movimento de rotação em torno de um eixo horizontal. Dependendo do ângulo de abertura de suas folhas, proporciona ventilação parcial.
Pivotante
Janela com um caixilho que gira 90º ou 180º em torno de um eixo vertical ou horizontal no seu centro, ou próximo deste. Permitem realizar a abertura de grandes vãos com uma única folha.
Maxim-Ar
É a janela que se abre de forma similar à basculante, mas toda sua folha se projeta para fora do ambiente, podendo chegar a uma abertura de quase 90 graus. Ela pode parar em qualquer ponto de sua abertura, devido ao uso de uma corrediça especial. Alguns modelos são mais difíceis de limpar se sua face externa estiver instalada em pavimentos altos. É muito comum encontrá-las no formato quadrado 60x60cm e 70x70cm. No entanto, podem ser maiores e no formato retangular.
*As janelas possuem grande variação de medidas, porém geralmente são colocadas alinhadas com as portas, ou seja, a uma altura de 2,10m do piso acabado.
A variedade de materiais para esquadrilhas é muito ampla, a escolha destes dependerá do gosto do cliente e das especificações do local.