quarta-feira, 29 de julho de 2015

O que é o contrapiso?

O contrapiso é uma camada de argamassa que serve de base para colocar qualquer outro acabamento por cima, seja piso frio, laminado, carpete e outros lançada sobre uma base (laje estrutural ou lastro de concreto) para regularização. 

A espessura varia de 3 a 6 cm, dependendo da função. Para contrapisos internos de edifícios habitacionais e comerciais, utiliza-se 200 a 250 kg/m3 de argamassa. Os traços de cimento e areia úmida são de 1:5 a 1:7 (em média),mas o traço 1:6 é bastante usual.




Hoje em dia se tratando de construção, existem empresas especializadas que conseguem fazer o piso ou laje já nivelada, pronto para assentar a cerâmica. Entretanto, são poucas e geram um custo elevado, devido a isso é comum que obras necessitem a execução de um contra piso.

Execução do contra piso:

-A área do contra piso deve estar limpa e bem lavada.

-Nas laterais deve ser feito nivelamento, e fixar as “taliscas” com aproximadamente de 3 cm a 6 cm de altura.

-Aplicar na superfície cerca de 0,5kg/m2 de cimento para aumentar a aderência do contra-piso.

-Com as taliscas niveladas e fixadas, com distancia entre 1,5 m aproximadamente deve se fazer as “mestras”, que será a guia para a execução do contra piso.



-Com as guias prontas, espalhar a argamassa entre elas.

- Fazer a compactação, e logo após sarrafear o local com a régua.


Para o contrapiso ficar pronto, ele deve secar (curar) por 28 dias. Esse tempo pode ser menor se você e o pedreiro/empreiteiro optarem por usar aditivos na massa.

Fique de olho na qualidade do contrapiso! Não instale piso se não tiver contrapiso ou se ele estiver ruim. Será dinheiro jogado fora e muito tempo perdido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário