quarta-feira, 8 de julho de 2015

Quais são os tipos de pastilhas mais usados?

Uma das opções mais usadas atualmente para incrementar a decoração de alguns cômodos das casas são as pastilhas.

Muito utilizadas em banheiros, cozinhas, piscinas, etc, as pastilhas têm ganhado cada vez mais espaço no mercado, por se tratar de uma ótima alternativa para proporcionar modernidade, e dar vida aos ambientes.

É uma ótima opção para quem deseja colorir os ambientes, devido a sua ampla paleta de cores. Há diversos tipos de pastilhas, portando, na hora da escolha é importante optar por aquela que melhor se adequará as necessidades do local e que também esteja de acordo com o seu gosto. Os materiais mais comuns são:

Pastilhas cerâmicas:

A pastilha de porcelana e cerâmica é a escolha ideal para quem deseja um revestimento prático, bonito e de fácil limpeza. Possui cor homogênea e é menos escorregadia que as pastilhas de vidro.

Pastilhas Cerâmicas


Pastilhas de Cerâmica Rústica


Pastilhas de vidro:


Proporcionam acabamento superior quando comparadas as pastilhas cerâmicas ou de porcelana, pois sua cor e brilho não se alteram com o tempo, além de possuírem grande resistência aos ácidos. Podem ser aplicadas em ambientes secos ou molhados, em superfícies planas ou curvas. Nesse tipo de pastilha, a possibilidade de trincas no rejunte é quase nula, devido ao baixo coeficiente de dilatação térmica.
Absorvem menos água que as pastilhas cerâmicas, por isso estão menos propícias a manchas.
Outra vantagem é que sua contra-face, aquela que entra em contato com a argamassa, também é impermeável, não absorvendo  a umidade proveniente da parede.  São isolantes elétricos, cuja condutividade é quase zero, e caracterizam-se também por ter um baixo coeficiente de condutividade térmica, promovendo um eficiente isolamento térmico.
Pastilhas de Vidro em Cozinha


Pastilhas de inox:

As pastilhas de inox são um revestimento nobre e diferenciado, oferecem um acabamento moderno e tecnológico, proporcionando aos ambientes um toque industrial. São geralmente encontradas em cozinhas, mas atualmente, vêm ganhando outros espaços da casa também. Como são feitas em aço inox, as opções de desenho e formas são infinitas.
Os modelos citados acima são as mais utilizadas, mas encontram-se também pastilhas de outros materiais como prata, bronze, platina, mármores, granitos e até mesmo folheadas a ouro.
Cozinha com Pastilhas de Inox
Podem ser aplicadas em paredes e em pisos, porém quem optar por colocá-las no chão deverá redobrar os cuidados por se tratar de um material frágil.

São vendidas normalmente em placas de 30cm x 30cm. O tamanho das pastilhas é bastante variável e deve ser escolhido de acordo com o conceito do projeto.

As pastilhas já possuem a distância calculada correta para o assentamento. São posicionadas em uma telinha para facilitar a aderência e fazer com que o rejunte fique uniforme. Os rejuntes são vendidos em diversas cores e devem ser escolhidos de acordo com o tom das pastilhas.


Para revestir um ambiente com pastilhas, deve-se sempre usar o bom senso, pois o exagero pode deixar o ambiente muito carregado, causando um impacto visual desagradável, por isso, utilizá-las destacando locais pontuais do ambiente pode trazer um efeito interessante.




Nenhum comentário:

Postar um comentário