Está cada vez mais presentes nas cidades. Terrenos são transformados em hortas, pomares e até locais para criação de pequenos animais. Esse tipo de iniciativa vem sido incentivado há muito tempo nas escolas, mas agora além das hortas comunitárias e educativas existem hortas voltadas para a geração de renda e para o consumo próprio.
Entre as vantagens dessa iniciativa estão:
• Segurança Alimentar: Muitas pessoas preferem alimentos orgânicos onde você conhece todas as etapas da produção e assim, sabe o que está comendo. Os alimentos orgânicos cultivados nas nossas casas são muito melhores à saúde do que os alimentos que encontramos em mercados.
• Melhoria da vida da comunidade: Áreas verdes nas cidades são extremamente importantes para melhorar a qualidade de vida dos moradores. Com o crescimento urbano vemos cada vez menos árvores e vegetações.
Essas plantações podem ser realizadas em terrenos não propícios à construção civil.
Em São Paulo podemos encontrar essa iniciativa nos seguintes locais:
• Horta do Ciclista
• Horta das Corujas
• Horta Comunitária da Vila Pompeia
• Horta do Centro Cultural São Paulo (CCSP)
Horta do Centro Cultural de São Paulo |
O telhado verde é uma técnica arquitetônica e construtiva que baseia-se na aplicação de um solo especial e vegetação sobre uma edificação.
A iniciativa ainda diminuiu o gasto com energia em 30%. Por se tratar de um sistema vivo, a vegetação impede o acúmulo de calor, distribuído de forma mais homogênea.
A cobertura vegetal se encarrega de consumir esta energia pela evapotranspiração e pela fotossíntese, não restando nada a ser transferido para o interior da casa, garantindo um isolamento térmico, reduzindo a energia consumida com ar condicionado.
No Shopping Eldorado (São Paulo) são 2000 metros quadrados de laje cobertos por uma horta bem diversificada. Os nutrientes que fazem essas plantas crescerem vêm do lixo orgânico do próprio shopping.
Cobertura do Shopping Eldorado |
Cobertura do Shopping Eldorado |
Também é preciso ter um sistema de drenagem que vai ser responsável por tirar a água em excesso do local, é necessário que o sistema seja recoberto por uma malha (bidim) que impeça que a água leve junto consigo terra, areia ou outros materiais.
Além disso, precisam ser instaladas camadas de agregados como: Argila expandida, areia fina e grossa e terra, para que sirvam de filtro e substrato.
Depois que tudo estiver instalado, o ideal é que se plante grama, do método que for mais prático e funcional, a grama depois de estabilizada estará disponível para o plantio.
Existem inúmeras formas de de integrar a natureza à nossa vida urbana, o importante é adotar algumas dessas medidas devido aos diversos benefícios que isto nos proporciona.
Nenhum comentário:
Postar um comentário