quarta-feira, 21 de janeiro de 2015

Fundações Parte 1: Construções de pequeno porte

Quando começamos a construção de uma edificação devemos iniciar pela sondagem do terreno para identificar as camadas do solo, a resistência e também para detectar algum lençol freático presente no terreno. 

Na sondagem à trado usa-se brocas, são recolhidas amostras das camadas do solo até atingir a camada mais resistente. 
Sondagem à trado
Na sondagem à percussão monta-se uma torre (tripé), com altura em torno de 5 metros e um conjunto de roldanas e cordas, que auxiliará no manuseio da composição de hastes por força manual. Um peso de 65 kg cai em queda livre para que o amostrador perfure o solo, até chegar à camada resistente.

Sondagem à percussão
Na construção de uma edificação um dos elementos que mais importam é a fundação, parte que suporta o peso da construção e mantém o prédio fixo e nivelado. A fundação serve para apoiar a casa no terreno, e funciona transmitindo a carga da obra ao solo. 

Para não ocorrerem problemas à estrutura, a fundação deve estar de acordo com as cargas que vai suportar. Conhecendo o tipo de solo e a capacidade de suporte, podemos definir qual tipo de fundação a ser executada. 

Nessa matéria, iremos focar nas fundações para construções de menor porte, como casas e sobrados. 

Entre os tipos de fundação para esse tipo de construção estão:

Viga baldrame: É utilizada para fundações mais simples, quando a construção não conta com grande porte, pois não podem ser submetidas a pesos muito elevados. A viga baldrame pode ser feita de concreto armado ou de alvenaria, sendo que para a escolha certa deve ser levado em conta o tipo do solo presente no terreno, que é definido pela sondagem – um alicerce de alvenaria não se comporta bem em um ambiente de solo não tão firme ou úmido, por exemplo.  Seu trabalho é captar, distribuir e redirecionar as cargas da edificação, portanto faz necessário o emprego correto de pilares, vigas  ou de blocos estruturais.
Este tipo de fundação é constituído por um conjunto de vigas que são instaladas antes da construção nos eixos onde existirão as paredes e pilares. Consiste na abertura de valas de tamanhos dimensionados de acordo com as características do projeto e do ambiente, para que sejam finalmente armadas com ferro e passem pela concretagem.  

Baldrame de bloco de concreto
Baldrame de concreto

Baldrames interligados em todos os eixos de paredes

Sapata: Existem dois tipos de Sapata, a Corrida e a Simples:
Sapata Corrida: A sapata corrida atua como uma Viga Baldrame, mas pode ser aplicada em mais situações por apresentar maiores resistências, já que se comporta melhor em solos mais úmidos, menos firmes e carrega maiores cargas sem problemas. Esta fundação pode dispensar o emprego de pilares e vigas, desde que a alvenaria da obra seja feita com tijolos maciços, com amarrações em todas as paredes em “L “ e em “T”.

Sapata corrida


Sapata Simples: A Sapata Simples apresenta um caso diferente da corrida, mesmo que seja empregada em terra mais firme, torna necessário o uso de baldrames, vigas e pilares para distribuir corretamente o peso. Consiste em Alicerces pontuais em pontos-chave da infraestrutura da obra, como o encontro de eixos ou a localização dos pilares. São comuns em sobrados com terra “fraca”.

Esquematização de uma sapata simples



Sapatas simples ligadas por vigas baldrame

Radier: É um tipo de fundação que age de maneira diferente de todas as outras: é formada por uma grande superfície de concreto armado, que recebe e distribui toda a a carga da edificação. Não é recomendado para terrenos de solo misto, isto é, com duas ou intensidades de compactação, pois acomodações de terra trazem fissuras ao Radier e comprometem as estruturas da casa. Ao utilizar esta fundação, se faz necessário recorrer à vigas e pilares. A superfície funciona como fundação, contrapiso e calçada para o prédio. 
Esquematização de um Radier

Superfície armada para concretagem de radier



Nenhum comentário:

Postar um comentário