quarta-feira, 4 de fevereiro de 2015

Segurança: Trabalhos em Altura

Toda obra deve ser realizada seguindo as normas regulamentadoras (NR). Para garantir a segurança de quem a executa deve-se utilizar os equipamentos de proteção individual (EPI) de acordo com cada tipo de serviço (NR 6). 

Nos trabalhos executados em altura superior a 2 metros em que haja risco de queda, a norma regulamentadora 35 (NR 35) exige certos tipos de equipamentos, como: cinto,trava-quedas,mosquetão,cadeira suspensa e talabarte.
Os mais comuns são:

Cinto de segurança: Quando não é possível eliminar o risco de queda, o uso do cinto de segurança é crucial. O mais recomendado é o do tipo paraquedista.
Talabarte: Juntamente com o cinto de segurança deve estar um talabarte. É um equipamento que faz a conexão da ancoragem ao cinto, "travando" a queda. Em caso de queda, o impacto gerado por um talabarte é intenso, podendo causar danos a quem está utilizando, por isso é necessário o uso de um absorvedor de energia. Alguns modelos de talabarte já apresentam esse sistema para diminuir o impacto gerado pela queda.
Talabarte com absorvedor de energia gerada no impacto
No caso de ser necessária o deslocamento do usuário, é necessário acrescentar o uso e uma cadeira suspensa e de corda, sempre mantendo um sistema de travamento (trava-queda).
Cadeira suspensa de descida e subida

Para que seja possível a utilização de talabartes, cintos e cadeiras de segurança, é necessário que exista um ponto de ancoragem. Este ponto pode ser fixo, móvel ou linear (a linha de vida). Veja abaixo a definição de cada item:

Ancoragem Móvel:
Existem vários tipos de pontos móveis para ancoragem, estes são usados em serviços temporários ou esporádicos que apresentam risco de queda, como por exemplo a limpeza da face de um edifício. As formas mais comuns destes pontos são a ancoragem móvel modular e a ancoragem de porta.

A ancoragem móvel modular é um equipamento leve, de fácil utilização, de rápida colocação e que não danifica as superfícies de apoio. Consiste em uma haste vertical ajustável, que deve ser instalada em um ambiente firme e seguro e apoiada entre o teto e o piso. Sua colocação adequada permite a ancoragem de um ou mais trabalhadores.

Sistema de ancoragem móvel modular
 A ancoragem de porta possui as mesmas características que a modular, mas requer muito mais cuidado e atenção ao ambiente. Este sistema também possibilita a ancoragem de um ou mais funcionários. Nesta maneira, a fixação fica por conta de uma barra horizontal ajustável que é travada no vão da porta, como mostra a figura. 
Sistema de ancoragem de porta
Pontos de ancoragem fixos:
Estes são utilizados em ambientes onde serviços que dependem de ancoragem para a segurança são permanentes ou acontecem com certa frequência, por exemplo em um talude que necessite de cortes na grama, pinturas ou reparos frequentes em fachadas e pontos de carga e descarga de caminhões. 

Para a instalação destes pontos deve-se levar em conta a sua posição permanente para que eventuais modificações no ambiente não prejudiquem a sua função. A segurança de tal depende da sua fixação (como parafusamento, concretagem ou engastamento) que deve ser realizada em superfície sólida, segura e que não seja passível de rompimentos ou deslocamentos.

Os pontos de Ancoragem concretados são aqueles que já foram previstos em projetos, e portanto são concretados junto à laje ou à parede. Outros casos também ocorrem em taludes, quando o solo pode ser simplesmente escavado em determinado ponto e concretado depois de inserida uma barra de aço que sustentará o gancho de ancoragem.

Sistema de ancoragem fixa
Pontos de ancoragem lineares:
São conhecidos como Linha de vida. A linha de vida é constituída de um cabo de aço que é fixado ao passar por dois ou mais pontos de ancoragem fixos. Este cabo possibilita o trabalho de vários funcionários ao mesmo tempo, desde que haja planejamento para tal. Na linha de vida pode-se prender (como nos outros pontos de ancoragem) o mosquetão ou a presilha, sua principal peculiaridade é a possibilidade de o trabalhador correr pelo cabo, facilitando o deslocamento e agilizando certas execuções por não haver necessidade de trocar várias vezes de ponto de fixação. 
Sistema com linha de vida
Linha de vida para caminhão

O trabalho em altura possui riscos. O uso de EPIs é indispensável.Deve-se sempre verificar os equipamentos para certificar-se que etão aptos para o uso. A segurança do trabalhador é fundamental para que o restante do serviço ocorra da melhor maneira possível.

Nenhum comentário:

Postar um comentário