quarta-feira, 10 de setembro de 2014

Você sabe o que é Superadobe?

O que é
O Superadobe é um sistema construtivo criado por Nader Khalili, um arquiteto iraniano.   O sistema consiste em armazenar terra em sacos que são sobrepostos formando as paredes e outras partes da construção por fiada, assim como acontece com os blocos na alvenaria comum. Nader Khalili participou em uma campanha da NASA que visava possibilitar a construção civil na Lua e em Marte e ele apresentou a melhor proposta, que era justamente o Superadobe


Construção de superadobe

O saco
O saco é normalmente feito de Polipropileno (um material plástico, comercialmente como Ráfia), mas é possível encontrar outros materiais. Cada saco é cortado do tamanho necessário (previsto em projeto) e preenchido com terra comum, limpa e sem torrões – a terra pode ser substituída por areia ou até por rocha vulcânica esmagada, mas isso alteraria o processo padrão -.  O saco pode ser fechado em uma ponta por fabricação ou ser amarrado com uma linha em uma ponta, e depois do enchimento ele é fechado também por amarração de linha.


O saco de polipropileno é vendido em bobinas como esta


Fundação
            A fundação pode ser feita da mesma maneira, com preenchimento de um saco, mas este é colocado numa vala para servir de baldrame. Antes disso, o enchimento pode ser realizado com cimento e areia e coberto com uma manta que o faça resistir às intempéries.


Vala escavada para conter a fundação

Superestrutura
            O Superadobe é naturalmente autoportante, por isso é possível construir sem pensar em vigas e pilares.  As fiadas de saco são sobrepostas dando altura às paredes, é possível prender um saco ao outro com fios de arame farpado ou uma estaca de madeira na vertical, para evitar o deslizamento.
            Não é necessário respeitar formatos retos para a parede e a casa, afinal, a terra pode ser modelada de vários modos dentro do saco. Por isso tantas obras desse sistema podem ser encontradas com formatos abobadados.
            As janelas e portas podem ser de vários formatos também, e na maioria dos casos o ideal é que sejam circulares (no caso das janelas) ou como um arco (no caso das portas). Isso distribui melhor as cargas.
            Para as aberturas do projeto, é possível agir de duas maneiras: A primeira é inserir uma fôrma de madeira no local, que vai tomar o espaço desejado da abertura, esse molde depois vai ser retirado para a instalação da porta (ou janela). Outra maneira de proceder é fazer a parede completa como se não houvesse ali a abertura, e depois do período de “cura” da terra, é possível efetuar um recorte do formato adequado para inserir a janela, mas nesse procedimento é necessário utilizar uma vigota que será colocada acima da fiada superior do limite da janela, para distribuir as cargas.


Fiadas do saco sobrepostas

Apiloamento com martelo de madeira 


Instalações
            As instalações tanto elétricas quanto hidráulicas podem ser feita por dentro das paredes, colocadas entre as fiadas de saco ainda durante a construção.
            Outra maneira de realizar as instalações prediais da obra é por fora da parede, deixando aparente os dutos,
            Móveis podem ser embutidos e engastados na parede como na alvenaria comum pois as paredes nesse sistema são mais largas e não apresentarão problemas.

Cozinha comum em superadobe

Cobertura
            A cobertura da edificação pode ser feita de várias maneiras, sem muitas limitações com nenhuma delas: É possível fazer um projeto abobadado, com formato de iglu ou outros, simplesmente aproximando os sacos do centro da construção na sobreposição de fiadas, dessa maneira a parede culmina na cobertura do ambiente. Também pode-se efetuar a cobertura de maneira comum: é possível aplicar lajes entre as fiadas, acima de outras, colocar o madeiramento do tipo de telhado desejado, podendo inclusive construir um telhado em caixão.

Telhado comum em superadobe


Acabamento
            O acabamento pode ser efetuado apenas após alguns dias da modelagem dos sacos. Após todas as paredes colocadas em seus devidos lugares, deve-se umedecê-las levemente e deixar. Após aproximadamente uma semana a terra terá se acomodado e estará firme, então se pode começar o processo da retirada do saco. Quando o saco não estiver mais lá a terra estará aparente e poderá ter o trato de acabamento. Para fazer isso, basta rasgar o saco com uma navalha em ambos os lados e puxá-lo , ou, queimar com um maçarico retirando o que ficar.
            Atenção: As obras que se utilizaram de areia ou rocha vulcânica esmagada não podem se desfazer do saco pois estes materiais não têm a mesma característica de se agregar.
            Com a terra já aparente já é possível seguir com o processo de acabamento, primeiro passando uma manta química que agirá como impermeabilizante e aí dar a finalização estética que pode utilizar materiais para um emboço comum (a terra reagirá bem com isso), ou agir de outras maneiras a fim de manter o tom rústico também na decoração, essas maneiras podem envolver argila, barro e outros materiais para o fechamento da fissão entre os sacos.
Acabamento comum nas paredes de terra

Casa moderna utilizando o sistema de superadobe
   


Pontos positivos
·         Materiais mais baratos: A terra pode ser encontrada por preços muito baixos ou mesmo conseguida com a terraplanagem do terreno. O saco de polipropileno é encontrado em lojas especializadas e é vendido a aproximadamente 99 centavos o metro.
·         Mão-de-obra: Por ser de procedimento simples, não será necessária muita técnica para a construção que poderá contar com menos trabalhadores que uma obra comum ou até vir a ser executada pelos proprietários.
·         Ótimo isolamento acústico e térmico.


Arquitetura trabalhada em superadobe

Exemplo do poder estutural do Superadobe

Pontos negativos
·         Suscetível à problemas com umidade.
·         Toda a terra da construção a torna muito pesada.
·     As paredes chegam a ter 45cm de largura (tamanho comum do saco) para poder manter a característica autoportante do sistema.


Outro exemplo do arranjo dos sacos

Nenhum comentário:

Postar um comentário