quarta-feira, 26 de agosto de 2015

Dicas de adaptações residenciais para idosos

Os idosos necessitam de alguns cuidados especiais, por isso na hora de construir ou reformar é necessário pensar em adaptações para que o ambiente seja mais funcional e preparado para as limitações das pessoas com mais idade.

Planejar essas adaptações permite que as tarefas da rotina diária dos idosos sejam mais simples e seguras possíveis. Muitos dos acidentes que acontecem dentro de casa são causados por essas pessoas já terem problemas de visão, audição, labirintite, hipertensão e outros. Alguns desses acidentes podem deixar grandes sequelas.

Confira algumas dicas de adaptações:

Piso: Para a prevenção de acidentes como quedas é importante que o piso instalado no ambiente seja antiderrapante como cerâmicas com textura tátil. Outra opção é o uso de tapetes de borracha em regiões onde há risco de escorregamento.

Banheiro: O banheiro é um dos locais onde mais acontecem acidentes com idosos. Para evitar esses acidentes algumas medidas devem ser tomadas: retirar do cômodo os objetos perigosos como itens de vidro, situar o banheiro no primeiro andar da casa, no caso de pessoas com Alzheimer, evitar colocar muitos espelhos pois podem causar reações transtornadoras. O piso antiderrapante é de EXTREMA importância no banheiro. É fundamental que o vaso sanitário seja elevado e que hajam barras de apoio para que a pessoa não faça muita força nos quadríceps. O box com piso antiderrapante deve ter um desnível de no máximo 1,5cm em relação ao piso do banheiro, contendo barras de apoio ou cadeira com assento dobrável na parede.



Quarto: É recomendado que o quarto esteja no primeiro andar e tenha fácil acesso ao banheiro. Além das especificações da cama, alguns itens devem estar presentes nesse cômodo, como telefone próximo à cama e lanterna.


Criado mudo com bordas arredondadas, iluminação próxima a cama

Acesso: Evitar escadas longas e com muitas curvas, mas caso isso seja necessário para ligar dois pavimentos é importante adotar corrimãos. Os ambientes e corredores devem ser espaçosos e livres para que o idoso se sinta seguro. O uso de suportes para descanso em alguns ambientes da casa é outra adaptação que pode facilitar muito na rotina.

Portas: Devem ter de 80 a 90cm de largura com maçaneta linear, facilitando a abertura.

Janelas: Optar pelas janelas de correr ou modelos que abram para dentro, evitando que a pessoa tenha que se inclinar para o lado de fora.

Iluminação: Deve ser abundante e uniforme, podendo utilizar lâmpadas fluorescentes para tornar o espaço mais claro. Os interruptores devem estar em uma altura confortável (aproximadamente 1,10m). Outra opção é utilizar iluminação automática nos cômodos da casa, caso contrário, deixar os interruptores próximos à porta de entrada dos ambientes.

Barras de apoio: É indispensável o uso de barras no banheiro e na cozinha, mas elas podem ser instaladas em qualquer cômodo.  Devem ter no mínimo 80cm de comprimento e estar a 75cm do piso acabado.

Mobiliário: No geral os móveis devem ter bordas arredondadas e serem bem fixados para evitar acidentes. Segue algumas especificações:

♦ Criado Mudo: Deve ter bordas arredondadas e ser 10cm mais alta que a cama. Caso a pessoa tenha que se apoiar, o móvel deve estar fixado no chão ou na parede.

♦ Cama: Altura de 45 a 50cm, possibilitando o apoio dos pés no chão.

♦ Pias e Bancadas: Altura de 80 a 85cm, impedindo que a pessoa tenha que se curvar para fazer o uso das mesmas. As torneiras devem ser de fácil manuseio.

♦ Mesa de Jantar: Altura de 75 cm, com bordas arredondas. A mesa deve estar bem fixada ao piso.

♦ Estantes: Bem fixadas ao chão ou a parede, com bordas arredondadas.

Decoração: Evitar o uso de tapetes pois estes ocasionam muitos acidentes. Opte por persianas no lugar de cortinas, elas acumulam menos pó e são de fácil manuseio. Evitar materiais cortantes e de vidro. Cores claras mantêm o ambiente mais aconchegante e calmo aos moradores.

A prevenção reduz o número de acidentes, e assim de custos com médicos e hospitais. Essas adaptações melhoram a qualidade de vida do idoso e de quem vive com eles.


Fonte da Imagem: Clique Arquitetura 



quarta-feira, 12 de agosto de 2015

Sustentável e econômica: Conheça a energia solar

Uma das fontes alternativas de energia sustentável e inesgotável é a energia solar. Mesmo em locais com baixas latitudes e baixa intensidade de raios solares, possui grande eficiência e seu impacto ambiental é nulo. Apesar dos diversos benefícios, o procedimento ainda é pouco utilizado no Brasil. O principal fator desse baixo índice de utilização está diretamente ligado com a falta de informação sobre a eficácia dos painéis fotovoltaicos.



A energia solar permite a geração de parte ou toda energia solar para sua casa, consequentemente livrando- se da conta de luz. Para o cálculo do tamanho do sistema fotovoltaico residencial, utiliza-se como base o consumo de energia, a área disponível para os painéis e a localidade geográfica.A diferença entre os sistemas fotovoltaicos de energia solar residenciais e comercias está na capacidade de geração (kWp). 

Caracteriza-se como sistema fotovoltaico residencial os com potência entre 1kWp a 1kWp. Uma residência média de 3 quartos precisará de um sistema de 3kWp que ocupará aproximadamente 21m².O sistema fotovoltaico comercial funciona como os residenciais, porém são instalados geralmente com potências entre 10kWp a 100kWp, ocupando de 65m² a 700m².


Instalação: 


Após definido onde será colocado cada painel solar, instala-se os suportes. Em telhados de metal, o suporte será parafusado diretamente na telha. Já em telhados de barro, de acordo com o layout, as telhas são removidas nos locais apropriados e os suportes são parafusados nestes pontos servindo como base de fixação do sistema.


Em seguida, instalam-se os trilhos, que são estruturas pré-fabricadas, geralmente em alumínio e se encaixam perfeitamente nos suportes. Após os trilhos estarem bem fixos, instalam-se as placas solares e conectam-se os cabos.


Por fim, conectam-se os painéis solares no inversor solar e este é instalado na rede elétrica. Nesta etapa final somente o eletricista trabalha.


Ainda que as pessoas pensam que o preço da energia solar fotovoltaica é elevado, quando comparada com outros tipos de energia, o valor da energia solar estará em vantagem. Se considerarmos o investimento em energia solar mais a manutenção minima ao longo de 25 anos e dividir esse valor pela energia gerada pelo sistema fotovoltaico, o valor da energia solar será menor que o você pagou pela rede elétrica, além disso estará contribuindo com o meio ambiente.