quarta-feira, 25 de março de 2015

Laje Nervurada

As lajes nervuradas são uma solução no que se refere a aumento de vãos, rapidez na execução e economia de materiais. Para as lajes moldadas no local, todas as etapas de execução são realizadas “in loco”, e para isto é necessário o uso de fôrmas e de escoramentos. As fôrmas de plástico, fabricadas em polipropileno, estão disponíveis em dimensões e alturas diversas, atendendo a diferentes tipos de projetos. Esse tipo de laje é formado pela união de vigas que se cruzam, são constituídas de lajes moldadas no local ou de pré-moldadas. 

Vantagens:
Dispensa usos de compensados
Nervuras tecnicamente dimensionadas
Sem perigo de corrosão
Redução de cargas na estrutura
Facilidade de montagem e desmontagem
Menor consumo de madeira
Maior velocidade de execução
Reutilização das fôrmas em três dias
Fácil desforma manual
Redução do custo final da obra

A laje é moldada no local utilizando fôrmas, escoramentos e material de enchimento, já as pré-moldadas dispensam as fôrmas.
As lajes nervuradas têm duas funções, uma de placa e outra de chapa. A função de chapa tem como objetivo a estabilidade global da estrutura, evidente em construções mais altas, como edifícios. Já a função de placa se faz necessária em lajes pré-moldadas fazendo a transferência de forças e de tensões formadas pelos painéis pré-moldados.
Na montagem das lajes é necessário posicionar os apoios de acordo com as indicações do projeto. Seu alinhamento das fôrmas é dado a partir do sistema adotado na sua montagem por algum padrão. Para garantir que as nervuras fiquem bem posicionadas e obedeçam as marcações pré estabelecidas, é preciso fixar a mesma.
As fôrmas não devem ser posicionadas com pregos ou coisas do tipo, pois isso pode danificá-las. As mesmas devem ser montadas de acordo com informações do Fabricante. Quando for realizar a desforma, é necessário aplicar um desmoldante nas formas, com isso, evitando danos e facilitando o serviço. As formas utilizadas na concretagem de lajes têm por finalidade dar forma e sustentação às mesmas antes que o concreto atinja resistência suficiente para se auto-suportar. 
As armaduras conforme especificado no projeto, deve-se colocar espaçadores plásticos nas armações. Utiliza-se espaçadores por segurança, um pouco maior do que o especificado para garantir mesmo com irregularidades o cobrimento no posicionamento das ferragens.
A concretagem para esse tipo de serviço não deve ser muito fluido, devido ao risco de fissuras na laje, necessitando de reformas posteriores. Ela tem que ser feita por trechos e camadas, completando primeiro os espaços das nervuras. Podendo visualizar os espaços onde deverá ser feita a vibração.
          
Para desenforma evite a queda das formas de grandes alturas e não deixe que as ferramentas utilizadas furem as peças, pois quaisquer danos em peças alugadas geram custos com indenização. Utilize ferramentas como lixadeira ou talhadeiras finas para retirar as rebarbas nas lajes, e use argamassa de rejunte ou de assento de cerâmica para preencher os rebaixos.



Assista o vídeo produzido pela nossa equipe, simulando um estacionamento construído com laje nervurada protendida:

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