quarta-feira, 1 de abril de 2015

Os 6 passos para um bom projeto


Nos dias atuais, apesar do grande crescimento do mercado da construção civil, muitas pessoas ainda não sabem ao certo o que é um projeto arquitetônico. Na matéria dessa semana, desenvolveremos uma explicação sobre as etapas essenciais para a elaboração de um projeto.


Na hora de construir, se unir a um profissional qualificado seja ele um arquiteto ou um engenheiro, garante que os objetivos sejam realizados com sucesso. Afinal, uma boa empreitada vem da junção de um bom planejamento e uma equipe preparada.

Quando o cliente procura uma construtora ou um escritório de arquitetura, na maioria das vezes ele já possui algumas ideias formadas sobre o que deseja para sua obra. É aí que o profissional entra em ação. Sua função é colocar no papel, a realização pessoal do cliente. 

Nem sempre todas as idéias que o cliente traz são funcionais e viáveis, portanto cabe ao projetista mostrar-lhe as melhores soluções.


  • 1º Passo - Entrevista com o cliente

O primeiro passo para o desenvolvimento de um projeto é a entrevista com o cliente e com os futuros usuários da edificação, para analisar quais são suas necessidades  e preferências. Essa entrevista deve ser bem analítica, para que se obtenha o maior número de detalhes possíveis. Algumas perguntas importantes são: quantas pessoas irão usar a casa ou construção?; no caso de família, pretendem ter mais filhos?; no caso de empresa, pretendem aumentar ou diminuir a equipe?; quais estilos devem ser usados como referências visuais? há preocupações com acessibilidade?; quais os recursos disponíveis?




  • 2º Passo - Reconhecimento do terreno

Após a entrevista, acontece o reconhecimento do terreno. O profissional ou a equipe vão até o local da obra para fazerem levantamentos topográficos, estudos do padrão arquitetônico do entorno, estudos do solo e da infra-estrutura.




  • 3º Passo - Estudo Preliminar

É agora que se iniciam os desenhos técnicos. Depois de planejar e encontrar a melhor solução para o projeto, o arquiteto elabora os primeiros desenhos, estes podem ser simples ou mais detalhados, isso pode depender do tamanho do que se deseja edificar. Através de plantas baixas, cortes esquemáticos e perspectivas, o arquiteto demonstra da melhor maneira a solução proposta. Em alguns casos pode haver mais de uma solução, cabendo ao cliente optar por uma delas. Se o cliente não estiver satisfeito com nenhuma das propostas apresentadas, serão realizados novos estudos, descartando ou adaptando os anteriores.


  • 4º Passo - Anteprojeto

O quarto passo é o anteprojeto, que só deverá ser iniciado após a aprovação do estudo preliminar. Essa etapa tem como objetivo concluir as informações básicas do projeto, como iluminação, ventilação, isolamento térmico e acústico, elétrica e hidráulica. É nessa etapa em que os projetos complementares (elétrica, hidráulica, estrutura e etc) serão elaborados, lembrando que estes também são de extrema importância para garantir a qualidade e segurança da edificação.


  • 5º Passo - Projeto Legal 

O quinto passo é levar o projeto até a prefeitura para verificar se este encontra-se de acordo com as Leis Municipais. Nesta etapa deve-se apresentar vários documentos à prefeitura, como ART (Anotação de Responsabilidade Técnica), cópia da escritura, memorial descritivo e etc. Após a entrega de todos os documentos e a aprovação do projeto, é fornecido então o alvará de construção.





  • 6º Passo - Projeto Executivo  

O sexto passo é a elaboração de um projeto final que será usado na execução da obra. Diferentemente do projeto legal que serve para fiscalização e normatização, o projeto executivo é utilizado diretamente na obra. Nele estão descritos todas as características da construção. É um conjunto de todos os elementos para garantir a execução total da obra.




  • Além desses passos pode ser feito também o projeto de interiores, que consiste em um layout mais detalhado dos ambientes, demonstrando o desenho do mobiliário, o acabamento, revestimentos, elementos de iluminação e objetos decorativos. Esse tipo de projeto pode ser feito por um designer de interiores ou um arquiteto. 






Nenhum comentário:

Postar um comentário