quarta-feira, 22 de abril de 2015

Loft: Tendência ou estilo de vida?

Uma das grandes tendências da década de 50 nos Estados Unidos e na França eram os lofts. Nessa época o conceito de loft era transformar espaços industriais não utilizados em espaços residenciais. As pessoas ocupavam esses locais devido ao baixo custo de 
moradia. 


Por serem ambientes industriais, não eram apropriados para residir, portanto não possuíam infraestrutura adequada.
Essa tendência se mantém até hoje, principalmente nas grandes cidades dos Estados Unidos, como Nova York. Ao passar do anos a prática do living loft (vida em lofts) deixou de ser um estilo de moradia improvisada e se tornou algo mais sofisticado, porém mantendo a sua essência e incorporando mais estilo e modernidade.


As características comuns de um loft são:
  • A ausência de paredes internas, portanto a ausência da divisão de cômodos, consequentemente os ambientes são totalmente integrados. Esta é a principal característica que define um loft;
  • Pé direito elevado ou pé direito duplo;
  • Tijolos e tubulação a vista (hidráulica, elétrica);
  • Grandes janelas, garantindo iluminação natural;
  • Ambientes amplos;
  • Alguns lofts apresentam também mezaninos, usados para abrigar o dormitório.


Os banheiros dos lofts geralmente são fechados com paredes, porém  o profissional pode optar por não colocar nenhuma divisão entre o banheiro e os outros cômodos deixando-o sem paredes. Isso pode variar de acordo com o perfil e as necessidades dos ocupantes da edificação.

Planta baixa de loft 

Por possuir cômodos totalmente integrados, a decoração nos lofts possui grande importância. É essencial que os ambientes estejam em harmonia, assim como os objetos que eles possuem. Quanto maior for essa combinação, maior será a sensação de integração dos espaços.




























Uma alternativa para criar certa divisão entre os ambientes é a utilização de móveis, como
por exemplo: estantes, colméias,  bancadas, sofás, etc.

































O conceito de lofts e o estilo urbano de decoração estão muito relacionados. Para remeter 
aos antigos usos dos espaços, é comum a presença de materiais como inox, tijolinho à vista e concreto.

































Hoje em dia o conceito de loft passou por muitas adaptações, e muitos acabaram fugindo da ideia principal. Em lugares como o Brasil não é comum encontrar espaços com as características originais da popular construção americana, sendo assim, surgiram muitos "apartamentos loft inspired"  que basicamente apartamentos inspirados nos lofts, algumas vezes somente por possuir pé direito duplo. Por isso é importante estar atento na hora de comprar ou construir um loft, para isso a ajuda de um profissional é essencial.

Apartamento Loft Inspired (Observar parede entre a cozinha e a sala de jantar)

A moradia em lofts está relacionada com a personalidade e o estilo de vida de cada pessoa. Geralmente é mais utilizado por jovens solteiros ou casais sem filhos. Para uma família a convivência pode se tornar mais difícil pois há uma certa perda de privacidade.

Loft pequeno com dormitório no mezanino
O loft é mais que um espaço: é um estilo de vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário