quarta-feira, 15 de abril de 2015

Que tipo de escada escolher?

Na hora de construir muitas pessoas não sabem qual o tipo de escada usar em suas edificações nem onde colocá-las, e muitas vezes acabam julgando esse elemento como algo que ocupa espaço e que fica deslocado nos ambientes. Mas se a escolha do tipo de escada, bem como a escolha dos materiais a ser utilizado nela for bem feita, a escada pode ser muito mais do que algo que serve apenas para conectar um pavimento a outro.

Com os avanços da arquitetura e da construção civil, as escadas são mais estilosas e se tornaram parte da decoração, deixando a casa moderna e com muita personalidade.
Mas de nada adianta se forem bonitas, mas não forem funcionais, afinal, na arquitetura estética e funcionalidade são elementos que devem estar sempre juntos. Portando existem algumas regras básicas para se construir uma escada:

Primeiramente é necessário saber que uma escada é composta por:

Piso: é a superfície horizontal aonde pisamos ao subir ou descer uma escada, conhecidos também como degraus;

Espelho: é a superfície vertical entre um piso (degrau) e outro.

Patamar: é a superfície horizontal maior que os pisos (degraus). Servem como descanso ao subir uma escada que vence uma grande altura. (Nem toda escada possui patamar);

Guarda-corpo: é o elemento vertical que serve de proteção para as pessoas não caírem da escada;

Corrimão: elemento presente no guarda-corpo que serve para as pessoas se apoiarem ao subir ou descer uma escada.

Não há nada mais desconfortável do que subir ou descer uma escada que não possui dimensões adequadas, além de desconfortável isso é também perigoso, principalmente para algumas faixas etárias. Para que uma escada seja confortável é aconselhável que ela possua as seguintes medidas:


  • Piso: 25 cm a 30 cm; (é indicado utilizar 28 cm)
  • Espelho: 16 cm a 18 cm 


Ou utiliza-se a seguinte fórmula: 


2E + P = +/- 64 cm

Na qual a soma de dois espelhos mais um piso deve ser aproximadamente 64 cm.

Explicaremos a seguir como fazer o cálculo de uma escada:

- O primeiro é passo é definir as medidas dos pisos e dos espelhos, conforme os cálculos explicados acima.

- O segundo passo é o cálculo do número de espelhos e pisos. Para isso deve-se dividir a altura do pé direito da casa mais a espessura da laje, pela medida de um espelho.

Exemplo: pé direito = 2,70m; laje = 0,15m; espelho = 0,18 cm

2,70+0,15 = 2,85/0,18 = 15,83 

Deve-se sempre arredondar para mais, portanto a escada possuirá 16 espelhos. Então, calcula-se novamente a medida destes, conforme o exemplo: 

2,85/16 = 0,1785m

E = 17,85cm

- Em seguida, através da fórmula de Blondel calcula-se a medida dos pisos:

2E + P = +/- 64cm; 

Logo, 
2 x 0,1785 + P = +/- 0,64

P = 28,3 cm


  • O número de pisos será sempre o numero de espelhos menos 1.
Em resumo, a escada usada como exemplo, possuirá 16 espelhos de 17,85 cm e 15 pisos de 28,3 cm.

As escadas devem possuir largura mínima de 90 cm, e a cada 18 degraus aproximadamente, é necessária a colocação de um patamar de descanso.


Tipos de escadas

Escada Reta

A escada reta é a que ocupa menor área do ambiente, e o espaço embaixo desse tipo de escada pode ser muito bem aproveitado para colocar um móvel, um bar, etc. É indicada para espaços pequenos e para vencer pequenas alturas

Escada em L

A escada em L na maioria dos casos é colocada nos cantos dos ambientes, mas isso não é uma regra, existem projetos com escadas em L no “meio dos ambientes”. Em residências com menor espaço, como os sobrados, as escadas em L são muito utilizadas para ganhar espaço.

O formato pode variar. O primeiro lance pode ser mais curto e o segundo lance mais comprido, ou vice-versa, isso vai depender do projeto e do espaço disponível.

Escada em U

Esse tipo de escada é muito utilizado para dividir dois ambientes de uma casa, mas também pode ser projetada na divisa com uma parede. 

Nas escadas em U a escolha dos materiais deve ser muito cautelosa, pois ainda mais do que as outras, ela deverá fazer parte da decoração, principalmente se estiver dividindo dois ambientes; nesses casos deverá estar em harmonia com os dois. É o tipo de escada que ocupa maior área do ambiente.





Escada curva

Como o próprio nome diz, é a escada que possui curvas, mas não possui um eixo central. Existem inúmeras opções de arcos para as escadas curvas.

Escada caracol

Diferentemente da escada curva, esta possui um eixo central. É uma escada pouco confortável, porém possui a vantagem de caber em pequenos espaços.



Materiais

As escadas podem ser feitas ou revestidas de quase todos os tipos de materiais, essa escolha vai variar muito de acordo com as necessidades e o tipo de projeto e também do gosto do cliente. Alguns desses materiais são: 

- Madeira:



- Concreto:



 - Alumínio 




- Mármore


- Vidro 



A mistura de dois ou mais materiais também pode dar um toque especial nas escadas. Lembrando que estes materiais devem estar sempre em sintonia entre eles e com o restante dos ambientes, para isso a ajuda de um profissional qualificado é essencial.


Nenhum comentário:

Postar um comentário