quarta-feira, 8 de abril de 2015

Como lidar com problemas acústicos

Isolamento Acústico

A cada dia o desconforto sonoro causado principalmente pelas grandes cidades está ficando cada vez pior. Isto é uma das causas para os problemas de saúde das pessoas. A exposição a ambientes muito barulhentos por um grande período de tempo gera um estresse que acumulado a outros fatores pode ocasionar problemas mais graves. A poluição sonora também causa grandes problemas de audição no ser humano.

Para resolver esse incômodo a construção civil e a arquitetura passaram por diversas adaptações. Essas adaptações são conhecidas como Técnicas de Isolamento Acústico.

Para entender melhor precisamos primeiro estudar os ruídos sonoros. Podemos classificá-los ruídos em dois tipos: Aéreo e De impacto.

Ruídos aéreos são os transmitidos pelo ar, por exemplo: vozes, barulho do avião, do trânsito, música. Já os ruídos de impacto são aqueles que são transmitidos via estrutura da edificação, através da vibração que passa pelas paredes e pelo teto. Um exemplo desse tipo de ruído são passos do apartamento do piso superior.

Para lidarmos com esses ruídos podemos usar duas técnicas. A de Isolamento e a de Absorção.
Isolamento acústico é a técnica que impede que as ondas sonoras do som atravessem um meio e chegue ao receptor. Para isso, são usados materiais mais densos (vidro, concreto, chumbo, etc). Já absorção acústica é o fenômeno que minimiza a reverberação (reflexão) do som em um ambiente. Para isso geralmente são usados materiais menos densos e mais fibrosos (espumas, tecidos, etc)

Quase todos os materiais que utilizamos na construção civil têm propriedades isolantes ou absorvem o som. Porém cada material tem um nível que indica a quantidade de som que ele consegue conter ou barrar. 

Os materiais leves porosos ou fibrosos são chamados de bons absorvedores acústico, e têm a finalidade de diminuir o ruído interior do ambientes. Os materiais mais comuns utilizados na construção de civil que proporcionam certo nível de isolamento acústico são os blocos cerâmicos, os blocos de concreto, a madeira e o vidro. 

A escolha do material depende do objetivo que se deseja alcançar, podendo ser ele: corrigir, reduzir ou eliminar o ruído.

A energia sonora é uma energia mecânica podendo ter sua trajetória alterada por materiais sólidos, por isso utiliza-se materiais densos e pesados que dissipam e amortecem a energia sonora. 

Para isolamentos mais específicos existem outros tipos de materiais, por exemplo: 

  • Lã de vidro

A lã de vidro possui elevado coeficiente de absorção acústica, e é bastante utilizada em projetos residenciais e comerciais, aplicado em forros, em contrapisos e no interior de paredes de drywall. Possui as vantagens de não deteriorar nem apodrecer, e não ataca superfícies com que entra em contato.



  • Lã de PET

Vendido em rolos, é um material 100% reciclável, pois é obtido a partir de garrafas PET. Geralmente é utilizada em projetos que buscam sustentabilidade. Um metro de lã de PET equivale a trinta garrafas retiradas do meio ambiente. Possui a vantagem de ser resistente à proliferação de fungos e bactérias. 


  • Lã de rocha

Mais densa do que a lã de vidro, também é utilizada no miolo de divisórias e alvenarias, sobre forros e em coberturas. São vendidos na forma de painéis, em diversas densidades e espessuras.  Resistente a altas temperaturas, não apodrece em contato com a umidade.




  • Espumas acústicas 

Pode ser aplicada em paredes e nos tetos de ambientes, e é utilizada em locais como casa de shows, auditórios, estúdios, etc. São vendidas em placas, e já vêm prontas para serem fixadas sobre a superfície metálica, de gesso ou de madeira. É um material flexível e possui diversas opções de acabamentos. 













  • Borracha sintética

Pode ser encontrada nos formatos de rolos ou painéis. É utilizada para fazer o revestimento acústico em tubulações de água ou esgoto e para o isolamento acústico de lajes e pisos em apartamentos.



  • Isopor

As barreiras construídas com isopor impedem que aproximadamente 80% do som passe de um ambiente para outro. Esse tipo de isolante é muito usado para cuidar dos ruídos de percussão (passos).


  • Algo muito comum de ser feito é o sanduíche, ou seja, entre duas paredes de gesso, usa-se lã de rocha, lã de vidro ou isopor.


  • Atualmente, os pisos laminados estão sendo muito usados, mas quando colocados em apartamentos estão causando desconfortos aos vizinhos de baixo devido aos ruídos que causam quando entram em atrito com outros objetos. Para quem deseja esse tipo de piso a solução é a utilização da manta resiliente, que absorverá os impactos impedindo que os ruídos passem para o andar de baixo.
  • As janelas acústicas também são uma ótima opção, os perfis são geralmente de alumínio e os vidros podem ser de 6 a 20mm, em lugar dos comuns de 4mm). Na hora da fixação as juntas de dilatação entre a alvenaria e a esquadria devem ser preenchidas espuma de poliuretano expansível e colas impermeáveis.


  • Revestir as paredes com um painel de madeira é uma ótima opção para auxiliar no isolamento acústico, principalmente a madeira maciça.

  • Tapetes também são ótimos isolantes acústicos, além de contribuírem com a estética da casa e serem acessíveis ao orçamento. Os mais felpudos e grossos são ainda melhores. Os estofados e almofadas também são peças eficazes na absorção do som.


As peças não podem refletir o som, por isso não é recomendado usar tecidos leves, seda, móveis lisos demais, revestimento laminado e vidro em locais com muito barulho.

Existem diversas técnicas para lidar com os transtornos causados pela poluição sonora. O trabalho com profissionais qualificados é de extrema importância para que o problema seja resolvido totalmente.


Nenhum comentário:

Postar um comentário