quarta-feira, 29 de abril de 2015

Como calcular a Iluminação e Ventilação Natural para a sua casa

Duas grandes preocupações na hora de construir são: iluminação e ventilação natural. Um dos grandes erros é acreditar que as janelas podem ser colocadas em qualquer uma das paredes dos ambientes e em qualquer tamanho e quantidade, porém na prática não é tão simples assim. São necessários estudos e planejamentos prévios para garantir que haja iluminação e ventilação adequada, tornando o ambiente aconchegante e agradável.



Estes dois fatores são muito importantes pois ambientes não ventilados podem trazer diversos problemas de saúde aos ocupantes já que a falta de luz solar e ventilação causará umidade que contribui para a proliferação de bactérias e mofo.



Na hora de definir onde as janelas serão colocadas é essencial saber onde está posicionado o 'norte' em relação a casa, pois é nesta área que a edificação receber maior incidência de luz solar, portanto, os ambientes que precisam ser mais iluminados devem estar locados nesta região, e as janelas também dever estar voltadas para este lado. Ao 'sul' é recomendado colocar os ambientes que não precisam de tanta luz.

A quantidade necessária de luz para cada ambiente está relacionada com o tempo de permanência das pessoas nesses locais, ou seja, deve-se haver maior incidência solar em ambientes que as pessoas ficarão por maior período de tempo, por exemplo, dormitórios e sala de estar. Para ambientes onde há permanência reduzida de pessoas, a necessidade de incidência solar também é menor, por exemplo, banheiros e áreas de circulação.

Então, para calcular esses fatores e tornar os ambientes confortáveis foram criados índices de iluminação mínima para cada tipo de ambiente, e para calcular o valor mínimo de ventilação devemos levar em conta metade do valor obtido no índice de iluminação.


ÍNDICES DE ILUMINAÇÃO
Ambiente
Índice
Sala de estar
1/5
Sala de jantar
1/5
Cozinha/Copa
1/8
Área de Serviço
1/8
Despensa
1/8
Dormitório
1/5
Banheiros e Lavabos
1/8
Closet
1/8
Escadas
1/10

Colocando os dados da tabela em prática deve-se seguir os seguintes passos:
1-Calcular a metragem quadrada do ambiente.
2-Para descobrir a iluminação necessária, deve-se pegar a metragem quadrada do ambiente e dividi-la pelo índice, conforme a tabela.
3-Descoberto o valor necessário para iluminação, para encontrar o valor mínimo de ventilação basta dividir essa medida ao meio.

Entenda melhor como isto funciona através desse exemplo:

Para calcular a iluminação de uma sala de estar medindo 4x3m, pegamos área de 12m² e dividimos pelo índice 1/5 (conforme tabela), que resultará em 1,5m. Ou seja, a janela deste ambiente deverá possuir 1,5m² de área que proporciona iluminação.

Para calcular a ventilação, basta dividir o valor obtido na cálculo da iluminação em dois, resultando em 0,75m² (1,5/2).

Lembrando que para ambientes com maiores dimensões, estes valores poderão ser distribuídos em mais de um janela.

Após definidas as medidas mínimas necessárias deve-se escolher o tipo de janela, pois a maioria dos modelos não proporcionam 100% de iluminação e ventilação, por exemplo: uma janela de 4 folhas, inteira de vidro, proporcionará 100% de iluminação, porém somente 50% de ventilação.


Janela de Vidro - 4 Folhas
Janela basculante
Janela de Madeira
Estas são apenas algumas dicas básicas, mas é de extrema importância o acompanhamento de um profissional qualificado para garantir que a edificação não apresente problemas futuramente, proporcionando qualidade de vida e conforto.

5 comentários:

  1. Esse cálculo me parece estar errado. 12m² dividido por 1/5 é igual a: 2,4m, e não 1,5m.

    "Para calcular a iluminação de uma sala de estar medindo 4x3m, pegamos área de 12m² e dividimos pelo índice 1/5 (conforme tabela), que resultará em 1,5m. Ou seja, a janela deste ambiente deverá possuir 1,5m² de área que proporciona iluminação."

    ResponderExcluir
  2. O fator para sala de estar é 1/8, e não 1/5. A área informada está correta. Ele errou neste ponto.

    ResponderExcluir