quarta-feira, 24 de junho de 2015

O que é cimento queimado? E como é aplicado?

O cimento queimado é um tipo de acabamento muito comum no Brasil, principalmente porque é uma opção que tem um custo baixo comparado aos outros tipos de acabamentos.

 


O cimento queimado é feito com uma mistura de cimento, areia e água. A aplicação deve ser feita com uma espessura média de 30mm sobre o contrapiso da área. Caso essa base seja muito lisa, é recomendado realizar um chapisco para aumentar a aderência do cimento. 

A finalização do processo é o ato de queimar o cimento, porém isso não tem nenhuma relação com fogo ou calor. "Queimar o cimento" é um processo de jogar pó de cimento sobre a argamassa (cimento,areia e água) ainda úmida. Utiliza-se uma desempenadeira de aço, espalhando o pó de cimento sobre a argamassa e deixando o conjunto bem liso. Após a secagem, o cimento queimado estará pronto, nivelado e liso


O aspecto final é de um piso monolítico (grande e sem rejuntes). Para obter outros resultados é possível adicionar corantes na mistura. Há uma grande variedade de cores que podem ser utilizadas no cimento queimado, os mais comuns são os tons pastéis. 

Cimento queimado da cor bege, com junta de dilatação em acrílico transparente

Pode ser aplicado em vários ambientes da casa, inclusive em áreas externas já que o piso apresenta resistência ao sol e a água, porém quando molhado ele pode ficar muito escorregadio. Não é muito recomendado aplicar esse tipo de piso em quartos pois ele pode deixar o cômodo muito frio. Nos banheiros, não é recomendado aplicar na região do box do chuveiro, pois ele pode reagir com os componentes do shampoo.

Pode ser aplicado também em paredes e tetos, causando um toque industrial.

Aplicação em área externa


Aplicação em paredes


A limpeza é algo muito simples. Basta lavar com água e sabão neutro. Trata-se de um acabamento muito durável, já que ele é difícil de quebrar. 

Um comentário:

  1. Olá! Adorei a ideia de cimento queimado! Por favor quais são as misturas que vocês poderão me indicar para a cor bege. Muito lindo!

    ResponderExcluir