quarta-feira, 3 de junho de 2015

Pra que servem os rodapés?

No momento da colocação do piso, muitas vezes surge a dúvida se é necessário ou não a colocação de rodapés, e qual modelo escolher. Mas o que é rodapé?

O rodapé é um elemento linear que é instalado na união do piso com a parede. É de extrema importância pois protege a parede do desgaste, além de dar um acabamento ao espaço. 


Ele fica localizado na parte inferior das paredes, e é necessário pois impede que a parede sofra com a sujeira e o impacto causado por utensílios de limpeza e outros objetos que entrem em contato.

Antigamente era mais comum que o rodapé e o piso fossem do mesmo material, porém com as mudanças na arquitetura e na decoração, hoje o que importa é o bom senso e a criatividade.

O rodapé pode ser feito de vários materiais como madeira, mármore, granito, porcelanato, cerâmica, etc.
Rodapé em porcelanato




Rodapé em granito

É muito comum encontrar rodapés que são feitos com o próprio piso utilizado no ambiente, como os pisos cerâmicos.

Outra opção é o MDF, que são feitos em marcenaria de acordo com o projeto. Esse tipo de rodapé não necessita de acabamento já que eles vêm prontos para serem fixados nas paredes. Uma desvantagem é que o MDF pode não apresentar boa durabilidade dependendo do local em que estiver instalado. Quando entram em contato com a água eles incham e perdem sua forma original. Uma opção para evitar esse problema é utilizar MDF's a prova d'água, ou utilizar pedra, porcelanato ou cerâmica.


Rodapé em MDF


Existem também diversos modelos de rodapés. Eles podem ser baixos e lisos, que são encontrados na maioria dos ambientes e de escadas.
Podem ser sobreposição de alturas e detalhes em relevo proporcionando um estilo mais moderno.


O rodapé com friso negativo é uma das novas alternativas que vêm sendo usadas. Quando instalamos esse tipo de rodapé, temos a impressão de que a parede não toca no chão.



Rodapé negativo ou invertido

O modelo básico de rodapé tem 7cm de altura. É importante ressaltar que quando há um pé-direito baixo, não deve-se usar rodapés muito altos. Porém quando o pé-direito é elevado, os rodapés podem ultrapassar os 11cm de altura.


Exemplo de rodapé alto

Para que haja uma harmonia entre o piso, a parede e o rodapé, é importante pesquisar qual é o material adequado para cada tipo de piso e parede.



Nenhum comentário:

Postar um comentário