quarta-feira, 10 de junho de 2015

Textura ou Grafiato? Qual a diferença?

O acabamento das paredes tem um papel importante no resultado final da obra. Ele proporciona estilo e beleza aos ambientes. Entre as diversas possibilidades, duas delas são muito comuns: grafiato e textura. Ao contrário do que muita gente pensa eles não são a mesma coisa.

A diferença mais evidente entre essas duas técnicas é o visual da parede. 

O grafiato tem como resultado um aspecto mais rústico com ranhuras. Já a textura pode ter formas e padrões variados sendo eles conjuntos de círculos, xadrez, envelhecido, e outros diversos efeitos.
Grafiato

Textura
Textura com padrões florais

O material utilizado para o grafiato tem em sua composição revestimento a base de polímeros acrílicos com superfície rústica e grãos de malha. É anti mofo, e possui proteção contra umidade.

A textura por sua vez, não pode produzir o efeito riscado do grafiato, pois sua composição não contém os grãos de malha. Outra alternativa utilizada na composição da textura, são as texturas em gel.

Na hora da aplicação também é possível encontrar diferenças entre os dois tipos de revestimentos. O grafiato é aplicado utilizado desempenadeira de aço ou PVC, já a textura é aplicada com rolos especiais de diversos padrões. É possível encontrar rolos com florais, xadrezes, e outros. Outra opção para aplicar a textura é utilizar espumas que proporcionam efeito envelhecido e com poros.
Desempenadeira para Grafiato
Rolo para Textura
Rolo para Textura com padrões variados

É importante ressaltar que para aplicar texturas e grafiatos em áreas externas, deve-se utilizar material especifico resistente a variações de temperatura, exposição ao tempo, para que não manche, queime, ou sofram avarias no acabamento.


Grafiato em área externa
Textura em cômodo

A textura apresenta um consumo/aplicação de 3,0 a 3,5 Kg/m² (variando conforme a superfície). O grafiato apresenta consumo/aplicação de 4 a 5 Kg/m² (variando conforme a superfície).

Ambos os acabamentos são laváveis e apresentam fácil manutenção.

As duas técnicas têm um excelente potencial decorativo, e podem ser utilizadas para dar a impressão de contrastes nos ambientes. Por serem mais densas, tornam as paredes mais resistentes a infiltração e umidade, garantido que a parede fique conservada por mais tempo.

Independente se serão aplicadas em áreas internas ou externas, o resultado final é muito atraente, moderno, e tem a capacidade de melhorar o aspecto de qualquer ambiente. 

2 comentários: