quarta-feira, 31 de dezembro de 2014

Conheça o Fibrocimento

Você conhece o Fibrocimento? Saiba aqui mais sobre este material.

O que é:
Fibrocimento é o nome dado a um material feito a partir de uma pasta de cimento e reforçado por fios (ou filamentos) de outros materiais, podendo estes ter origem sintética ou natural.
O tipo de fibra (fio) utilizado de maneira mais comum é o de Crisotila, que pode ser classificada como filamento natural. A fibra de Crisotila é obtida a partir da britagem deste mineral, um amiantífero. São conhecidos no mundo cerca de 30 variedades de rochas amiantíferas, mas a Crisotila é a única que não teve sua extração, transporte e acabamento para uso proibida. As demais formas foram classificadas como perigosas para a saúde humana, uma vez que podem provocar câncer ou asbestose (doença respiratória causada por contaminação com Silicato de Amianto).

Aplicações:
Além das famosas telhas de fibrocimento (já citadas no blog), também existem outras formas de emprego para o material, como caixas d'água, revestimento externo, interno (tanto para paredes quanto para forro) e outros.

Telha de Fibrocimento

Vantagens:
As vantagens do uso são várias: peças de fibrocimento são, normalmente, mais favoráveis ao meio ambiente que outras. Possibilitam manuseio e trabalhabilidade simples, são à prova de fogo, resistem ao congelamento, são isoladoras acústicas além de sua viabilidade econômica (no telhado, pode ser ainda mais barato por reduzir a quantidade de madeira utilizada na estrutura.
Caixa d'água de fibrocimento


Desvantagens:
As desvantagens são: as peças deste material transferem muito calor e podem interferir no conforto dos ambientes, também quebram-se com facilidade. Por ter poucas maneiras de organizar e formatos conhecidos no mercado, suas composições não são estéticamente agradáveis.



Portanto, o Fibrocimento, que veio (em muitos usos) para substituir o Amianto, pode ser usado com várias funções na obra, desde que o material atenda às necessidades do ambiente, e se assim for, pode-se esperar boa economia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário