quarta-feira, 3 de dezembro de 2014

O telhado verde é uma técnica arquitetônica e construtiva que baseia-se na aplicação de um solo especial e vegetação sobre uma edificação. 

Esse sistema já vem sendo bem comum no Brasil. No Teatro São Pedro, em Porto Alegre, existe um telhado verde desde 2009. O telhado foi instalado para melhorar a temperatura dos ambientes. A iniciativa ainda diminuiu o gasto com energia em 30%. Por se tratar de um sistema vivo, a vegetação impede o acúmulo de calor, distribuído de forma mais homogênea. A cobertura vegetal se encarrega de consumir esta energia pela evapotranspiração e pela fotossíntese, não restando nada a ser transferido para o interior da casa, garantindo um isolamento térmico, reduzindo a energia consumida com ar condicionado.

Quanto as chuvas, em construções que possuem o telhado ecológico não necessitam de calhas, é necessário apenas um dreno para que o excesso de água da chuva escoe já que sua vegetação absorve grande parte desse elemento levando-o para a terra, onde é armazenada e reutilizada pelo processo de condensação da água, umidificando o ar.
No Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, a área verde na unidade, no centro da cidade, chega a  2000 metros quadrados, proporcional um excelente isolamento acústico por conta da terra utilizada na composição do telhado verde.

No Shopping Eldorado (São Paulo) são 2000 metros quadrados de laje cobertos por uma horta bem diversificada. Os nutrientes que fazem essas plantas crescerem vêm do lixo orgânico do próprio shopping. 

Cobertura do Shopping Eldorado


Além das vantagens já citadas, o telhado ecológico auxilia na purificação do ar por meio da fotossíntese realizada pelas plantas (processo que transforma gás carbônico em gás oxigênio).

O preço de realização desse serviço é alto por exigir mão de obra especializada, quando o trabalho no jardim de telhado pode ocasionar infiltração na estrutura pela quantidade de água de chuva armazenada em seu solo. 

A manutenção deve ser constante e rigorosa para que não surjam pragas próprias das plantas (como pulgões e fungos, por exemplo) e pragas urbanas como ratos e baratas. Esse serviço de manutenção deve ser realizado por especialistas assim como o de instalação.


Para instalar o Telhado Verde, é necessário tomar alguns cuidados: como com a laje, que deve ser impermeabilizada com uma manta asfáltica para que não ocorram infiltrações. A manta vai ser instalada como a primeira camada depois da superfície da laje e não permite a passagem de água.


A estrutura também precisa ser estudada a fim de que se descubra qual carga pode ser instalada, descobrindo assim que tipo de cobertura será feita (como qual será a lâmina de terra e as espécies plantadas), o ideal é que a Cobertura Verde já esteja prevista em projeto, a fim de que as estruturas estejam preparadas - uma laje de fechamento comum suporta uma carga aproximada de 200Kg/m², um jardim suspenso por sua vez pode ter aproximadamente 450Kg/m². 

Também é preciso ter um sistema de drenagem que vai ser responsável por tirar a água em excesso do local, é necessário que o sistema seja recoberto por uma malha (bidim) que impeça que a água leve junto consigo terra, areia ou outros materiais.

Além disso, precisam ser instaladas camadas de agregados como: Argila expandida, areia fina e grossa e terra, para que sirvam de filtro e substrato.

Depois que tudo estiver instalado, o ideal é que se plante grama, do método que for mais prático e funciona, a grama depois de estabilizada estará disponível para o plantio.  



Nenhum comentário:

Postar um comentário