quarta-feira, 24 de dezembro de 2014

Materiais para Alvenaria

Você quer construir mas não sabe qual tipo de material escolher para a alvenaria? Saiba que deve-se avaliar as características do material na hora da escolha. Cada material tem suas especificações, e alguns não podem ser usados em todas as ocasiões. Conheça os tipos de tijolos/blocos mais comuns na construção civil:

Tijolo comum 
Proporciona conforto térmico e acústico para a casa, porém é necessário um grande número de tijolos para se construir um metro quadrado de parede. Por isso, há um aumento nos gastos com mão-de-bra e argamassa. Outro problema com esse material é a falta de perfeição dimensional das peças, o que causa as vezes, o uso excessivo de material para reboco.



Tijolo Baiano 
Só pode ser usado como vedação porque não suporta cargas estruturais. É o tijolo mais barato, mas tem altos índices de quebras e produz muito entulho no canteiro de obras. Assim como o tijolo comum, o baiano também não tem precisão dimensional.  




Tijolo de Solo-cimento 
Ele é feito de uma mistura de terra e cimento prensados. Conhecido como tijolo ecológico, seu processo de fabricação não exige queima, por isso, não polui o ar e ainda evita desmatamentos. Para assentar esse tipo de tijolo, em vez de argamassa comum, é usada uma cola especial. Seus dois furos internos permitem embutir a rede hidráulica e elétrica, dispensando o recorte das paredes. Além disso, produz uma alvenaria uniforme, dispensando o uso excessivo de material para o reboco. 




Tijolo vazado:
pode ser feito em cimento, cerâmica e até vidro. Funciona para fechamento ou divisão de ambientes permitindo a passagem de luz e ventilação
Tijolo Vazado Cerâmico



Tijolo vazado - Vidro




Bloco Cerâmico 
Usando esse material a obra ganha rapidez e economia. Segundo estudos, o bloco cerâmico gera uma economia de 30% no custo final da obra. Isto porque demanda menos tempo de assentamento (por ser grande). Esse tipo de material dispensa a etapa de recorte das paredes, pois as instalações elétricas e hidráulicas podem ser embutidas durante a execução da alvenaria. Por outro lado, as construções feitas com blocos cerâmicos estruturais não podem ser reformadas. 







Bloco de Concreto 
O bloco de concreto rende mais porque a mão-de-obra executa a alvenaria mais rapidamente.O desperdício causado pelas quebras do material é muito inferior ao tijolo baiano. É preciso menos argamassa de assentamento e camadas mais finas de reboco, principalmente nas paredes internas. Porém entre todos, é o que oferece menor conforto térmico. Nas paredes externas, é recomenda-se pintura com tinta acrílica para aumentar a proteção contra umidade.




O material que será utilizado na estrutura deve ser definido no projeto para não causar desperdícios e custos elevados da obra.
É importante avaliar a largura e o comprimento das paredes, as características e as funções de cada material e, principalmente, se ele é encontrado facilmente na região. As tradicionais paredes de alvenaria podem ser construídas com tijolos de barro, blocos cerâmicos ou de concreto. 

Agora você já sabe o material correto que deve utilizar em sua construção. Mãos à obra!!









Fonte:
http://www.forumdaconstrucao.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário