quarta-feira, 17 de dezembro de 2014

Sistema de Ar Condicionado: Como funciona ?

O ar condicionado é um aparelho que tem como objetivo tratar o ar de ambientes fechados, proporcionando uma melhoria na temperatura e umidade do espaço. A substância R-22, de base constituída por cloro, flúor e carbono, é a responsável pelo processo de resfriamento do ar  na temperatura de 07 ºC em estado liquido. O processo funciona da seguinte maneira:
  1. Um ventilador suga o ar presente no ambiente e atravessa um evaporador, passa por uma serpentina gelada com R-22, com isso o ar esfria e volta para a sala;
  2. Quando absorve o calor presente no ar, o R-22 passa do estado líquido para o estado gasoso dentro da serpentina e entra em um compressor elétrico (responsável pelo barulho do ar condicionado), que comprime o gás em uma alta pressão transformando-o em um gás quente com temperatura de 52 ºC;
  3. O gás aquecido entra em um condensador, como o R-22 está com uma temperatura maior do que o ambiente externo, ele resfria e volta ao seu estado líquido. Um outro ventilador sopra o ar quente que restou para fora do aparelho;
  4. O R-22 que voltou ao seu estado líquido através do condensador, entrará em uma válvula de expansão, onde perderá sua pressão e resfriará até 07 ºC, temperatura que o mantém em estado líquido, reiniciando assim todo o ciclo.


Para sabermos a potência correta do condicionador de ar saber quantas pessoas e equipamentos eletrônicos estão no ambiente e considerar a relação do ambiente com a exposição ao sol: se recebe o sol da manhã, da tarde ou o dia todo. 

Exemplo:
Você tem um quarto com 4m de comprimento x 3,5m de largura, multiplicando comprimento x largura você terá a metragem quadrada (área do ambiente), totalizando 14m².  Agora, calcular a carga térmica:
Multiplica-se a metragem quadrada do ambiente (14m²) x 800 BTUs, dando assim um total de 11.200 BTUs. 
Pensa que acabou? Ainda não. Agora você precisa somar mais 800 BTUs por pessoa que ficará constantemente nesse ambiente e também somar de 600 a 800 BTUs por equipamento eletrônico ligado constantemente nesse ambiente.

Agora sim ! Você ja sabe a capacidade do equipamento de ar condicionado que deve comprar para esse ambiente.

O BTU - Unidade térmica Britânica - é a unidade que determina a potência de refrigeração de cada aparelho de ar condicionado.

Para atender as necessidades de cada cliente, as empresas de ar condicionado possuem vários modelos do aparelho, proporcionando maior conforto e qualidade tanto na área tecnológica como na área de engenharia. Esses modelos são divididos em portáteis, de parede e Split:

Ar Condicionado Portátil: Este aparelho não necessita ser instalado, já que sua principalmente vantagem é a mobilidade,  podendo assim ser levado para qualquer ambiente. Sua potência de refrigeração está entre 9.000 e 13.000 BTUs.



Do tipo de parede (janela) : compactos,  pode ser instalado na parede ou na janela, hoje estes produtos já possuem um baixo consumo de energia. Não são tão silenciosos quanto a linha Split, porém os modelos novos já tem um ruído menor, com algumas restrições para instalação em determinados edifícios ou residências, como por exemplo, alteração de fachada.





Os condicionadores de ar do tipo Split podem ser classificados em cinco grupos: os cassetes, cantos de teto, hi-wall, piso-teto e quarto lados.

Canto teto: O canto teto se diferencia pela instalação em cantos do ambiente. Potência de refrigeração entre 9.000 e 12.000 BTUs


Cassete: Usualmente acoplado ao teto, o Cassete pode ser escondido por um forro de gesso. A  vantagem é a interface disfarçada, sendo uma boa opção para prédios que possuam pé direito alto e acabamento em gesso


Hi-wall: Chamado apenas de Split, é indicado para instalação na parte superior dos ambientes de forma centralizada, o que favorece a melhor distribuição da ventilação. Potência de refrigeração entre 7.000 e 30.000 BTUs.



Piso-teto: Podem ser instalados na horizontal ou vertical, no piso ou no teto. Potência de refrigeração entre  18.000 e 80.000 BTUs.



Quarto Lados: Para espaços amplos, foi desenvolvido para ficar no centro do ambiente com a vaporizadora exposta, oferece boa distribuição de ar e requer um pé direito mais elevado. Potência de refrigeração entre 30.000 e 60.000 BTUs.

Dutado: Oferece boa distribuição de ar devido a um sistema único de estrutura em dutos. É o mais indicado para conjuntos comerciais e ambientes empresariais por ser customizável.


Multi Split :Similar ao hi-wall, se diferencia por conter apenas uma condensadora e oferecer resultados próximos de aparelhos que possuem múltiplas. É indicado como solução para quem possui problemas de espaço para instalação. Potência de refrigeração entre 18.000 e 36.000 BTUs.





O cliente deve então, avaliar qual é o melhor tipo para o ambiente onde vai ocorrer a instalação.










Fontes
www.arcondicionado.com.br
www.fazfacil.com.br
mundoestranho.abril.com.br
www.zoom.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário