quarta-feira, 10 de dezembro de 2014

Material Reciclado: Entulho gerado em Obra


A construção civil é um setor de prestação de serviços que tem crescido cada vez mais no nosso país, os avanços nesse campo tem gerado uma grande quantidade de entulho . Este se apresenta na forma sólida, com características físicas variáveis, que dependem do seu processo gerador, podendo apresentar-se tanto em dimensões e geometrias já conhecidas dos materiais de construção (como a da areia e a da brita), como em formatos e dimensões irregulares: pedaços de madeira, argamassas, concretos, plástico, metais, etc.


Praticamente todas as atividades desenvolvidas no setor da construção civil são geradoras de entulho. No processo construtivo, o alto índice de perdas do setor é a principal causa do entulho gerado. Embora nem toda perda se transforme efetivamente em resíduo - uma parte fica na própria obra - os índices médios de perdas (em %) apresentados abaixo fornecem uma noção clara do quanto se desperdiça em materiais de construção - a quantidade de entulho gerado corresponde, em média, a 50% do material desperdiçado.
Já nas obras de reformas a falta de uma cultura de reutilização e reciclagem são as principais causas do entulho gerado pelas demolições do processo.
Nas obras de demolição propriamente ditas, a quantidade de resíduo gerado não depende dos processos empregados ou da qualidade do setor, pois se trata do produto do processo, e essa origem, sempre existirá.




Toda essa produção de resíduos fez com que fossem criadas alternativas para a reciclagem dos materiais descartados. Com isso, foi criada a ABRECON (Associação Brasileira para Reciclagem de Resíduos da Construção Civil, que tem como objetivo conscientizar os governos sobre a necessidade de se reciclar entulho e achar soluções sustentáveis para a construção civil.

É muito importante que haja uma usina especializada envolvida no processo da reciclagem, para que não ocorra contaminações e problemas com a obra. Através do site da ABRECON, é possível conhecer essas empresas.

Processo de reciclagem em usina
A reciclagem de resíduos gerados em obras proporciona economia, devido a substituição de materiais convencionais por resíduos reciclados. A areia e a brita reciclada é cerca de 20% mais barata do que a convencional. Utilizando esse entulho ajudamos na diminuição dos danos causados ao meio ambiente e suas consequências como enchentes e assoreamento de rios.

Para pavimentação utilizando o agregado, o processo de reciclagem é o que exige menor uso de tecnologia, e energia, diminuindo os custos.  Pode-se usar todos os componentes minerais do entulho como tijolos, argamassas, areia, pedras, cerâmicas, etc., sem precisar separar nenhum deles.

Para o uso em concreto, você também pode usar todos os componentes minerais do entulho, não precisando separa-los. Quando se utiliza baixo consumo de cimento, há também uma melhoria no desempenho do concreto comparado aos agregados convencionais.

Para o uso no preparo de argamassas, há uma redução no consumo de cimento e cal, já que o entulho se comporta como um aglomerante, podendo endurecer novamente. Ocorre também um ganho na resistência a compressão das argamassas.

Areia Reciclada


Mesmo com todas essas vantagens seu uso ainda não é muito comum devido ao preconceito dos construtores com o material. Por ser mais barato, muitas vezes é encarado como um material de baixa qualidade. Muitas empresas que usam esse recurso, não divulga, com receio da desvalorização do imóvel, o que é algo totalmente equivocado.

A aplicação de materiais reciclados do entulho deve ser estudada caso a caso, pois algumas características próprias do antigo uso daquele entulho, ou sua composição podem causar danos (como o asfalto, que é composto de várias substâncias tóxicas, ou o entulho de concreto que teve contato com um agente contaminante, químico ou biológico).

Brita reciclada


Outro risco que deve ser pesquisado a fim de ser evitado é quanto o entulho bruto é utilizado para enchimento, por exemplo, na pavimentação de uma calçada, quando a altura é elevada utilizando-se entulho para que depois haja a concretagem. Ainda que muito bem "batidos" os fragmentos podem continuar se compactando, assim deixando um vazio por baixo da pavimentação, que tende a ruir. Mas isto não quer dizer que este tipo de serviço não pode ser feito, é possível ter bons resultados com suficiente planejamento e atenção aos fatores de perigo. 
 Alguns materiais, se devidamente processados para a separação do resto dos escombros da construção, podem estar presentes em várias etapas da obra, por exemplo:
   
  -A areia reciclada pode ser utilizada em argamassas para assentar blocos de vedação, contrapisos, pavimentos, e para a confeccão de artefatos de concreto de vedação e de outras naturezas (como bancos, fontes e mourões), mas é muito pouco recomendado o uso em alvenarias, concreto e peças estruturais.

-O pedrisco reciclado pode ser empregado também na confecção de artefatos de concreto.

-O rachão (material com dimensão superior de 63mm e inferior a 150mm), pode ser utilizado para terraplenagem, para uso funcional em drenos e enchimento em obras de pavimentação.


Resultado da reciclagem


Esse é um entre os vários meios para economizar na obra e também ajudar o meio ambiente.


Nenhum comentário:

Postar um comentário